28
maio

5 tendências em meios de pagamentos

Investir em tendências é a chave para sair na frente e se destacar da concorrência. Confira o que está em alta nos meios de pagamentos para aplicar no seu negócio: 

Desde o início da pandemia, em 2020, pudemos observar uma aceleração das inovações,  principalmente pela demanda de experiências cada vez mais digitais. Segundo estudo feito pela consultoria McKinsey, 899 líderes de empresas de diferentes países apontaram que as tendências que eles previam para daqui a três anos foram consolidadas no ano passado.

Em 2021 não está sendo diferente. O ritmo com que as mudanças vêm ocorrendo deve se intensificar ainda mais, alterando modelos financeiros, a operação dos bancos e fintechs, o papel das empresas na busca por inovação e a relação entre os participantes do ecossistema de meios de pagamento e os usuários.

E você lojista, já parou para se perguntar se seu negócio está acompanhando tendências ou se está preparado para realizar novas implementações nesta área? Separamos 5 tendências em meios de pagamentos para você ficar por dentro. Acompanhe:

1ª tendência: pagamentos por aproximação

O pagamento por aproximação funciona por meio da tecnologia de NFC, que permite a comunicação entre dois dispositivos ao se aproximarem. Esse tipo de pagamento pode ser realizado por meio de cartões digitais e dispositivos eletrônicos, como celulares e pulseiras. 

Para utilizar, basta que os dispositivos possuam essa tecnologia, e que o consumidor tenha cadastro em uma plataforma de pagamentos, como Android Pay e Apple Pay, por exemplo. Além disso, nessa modalidade de pagamento não é necessário inserir o cartão na máquina e nem digitar senha quando se trata de valores pequenos.

2ª tendência: carteira digital

A carteira digital é uma solução eletrônica que armazena dados financeiros e pessoais, possibilitando transações de forma prática e instantânea. É um método muito conhecido por facilitar as compras online, mas também podem ser utilizadas no PDV. Algumas das mais conhecidas no Brasil são Paypal, PicPay e Mercado Pago.

3ª tendência: pix

Conhecido também como pagamento instantâneo, esse meio de pagamento proporciona transferências eletrônicas que ocorrem de forma imediata, o que significa que o destinatário tem acesso ao valor assim que o emissor realiza o pagamento.

4ª tendência: moedas digitais

Bitcoin é uma criptomoeda que ganhou adeptos no mundo inteiro e, agora, alcança os lojistas por tratar-se de um ativo financeiro virtual com tarifa baixa e ausência de impostos. As transações realizadas por meio de moedas digitais são permanentes, ou seja, não podem ser modificadas ou excluídas, fazendo com que as chances de fraude sejam muito reduzidas.

5ª tendência: pagamentos sociais

Para as empresas que desejam vender mais pelas redes sociais, o link de pagamento é uma ferramenta capaz de garantir maior conversão, de uma forma mais eficiente e rápida. Para isso é necessário cadastrar a empresa em uma plataforma e atribuir produtos para ela.

E aí, o que achou das cinco tendências que separamos? Lembrando que é preciso estar sempre atento às formas de pagamentos que estão disponíveis no mercado. Afinal, o varejo não para de evoluir e incorporar elementos para que o cliente tenha sempre as melhores experiências possíveis passa diretamente pela variedade de meios de pagamento.