06
maio

5 tendências para o varejo de 2022

Com as mudanças de comportamento dos consumidores, acelerado pela pandemia, as empresas precisam estar atentas para acompanhar as novidades de venda. Confira as tendências para o varejo em 2022: 

Desde o surgimento da pandemia da Covid-19 em 2020, o mundo mudou de diversas formas. No comércio, a crise foi um período de desafios e oportunidades para muitas empresas. A migração do comércio físico para o digital foi uma das maiores e mais vantajosas transformações. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre janeiro e novembro de 2020, as compras online cresceram mais de 70% em comparação com o mesmo período em 2019. 

O fato é que o consumidor não é mais o mesmo, e esse comportamento foi acelerado durante o período de isolamento social, fazendo com que os negócios procurassem novas formas de se relacionar com clientes. Ou seja, a compra “por um clique” veio para ficar e as empresas precisam estar atentas ao que o consumidor busca na hora de adquirir um produto. 

Considerando esse novo movimento de consumo, separamos 5 tendências para o varejo para você ficar atento em 2022. Confira:

1. Jornada Multicanal

As empresas que querem ter sucesso no novo varejo, precisam atuar nos meios online e offline de forma verdadeiramente integrada. Se um consumidor adquire um produto online e deseja devolver na loja física, isso deve ser possível e vice-versa.

2. CRM
A gestão de relacionamento com o cliente, conhecido também como CRM, é uma das principais ferramentas indicadas para entender as preferências de quem compra em sua loja. Sabendo no que investir em cada cliente, sua loja consegue criar um atendimento personalizado, resultando em fidelização.

3. PIX
O PIX veio para ficar. Por ser rápido e fácil, essa nova forma de pagamento permite velocidade para as empresas e comodidade para os clientes. Antes o consumidor tinha três dias para pagar o boleto, aumentando as chances de desistir da compra.

4. Logística
O controle logístico talvez seja o maior desafio do varejo hoje, principalmente devido à parte final da entrega do produto, que se torna mais difícil e cara à medida que as áreas se expandem e os prazos de entrega exigem ser cada vez mais curtos.

5. Redes sociais e influenciadores digitais
As redes sociais se tornaram ferramentas de divulgação extremamente eficazes para as empresas. Como parte dessa estratégia, é também indicado o uso de influenciadores digitais para divulgar produtos e ampliar o alcance da sua marca. 

Aproveite essas cinco tendências, sua empresa terá mais qualidade para fechar vendas, fidelizar e conquistar novos clientes. Não deixe de colocar em prática!