08
jun

A importância da educação ambiental na empresa

Empresas que adotam medidas conscientes quando se fala em meio ambiente, são melhores aceitas pelos consumidores. Na Cavazotto, a preocupação com a sustentabilidade está no DNA do negócio. Saiba mais: 

Empresas inteligentes pensam no meio ambiente. E essa cobrança é cada vez mais uma prioridade dos consumidores. Segundo pesquisa feita pela Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem empresas com políticas sustentáveis, ao invés daquelas que não deixam claro se adotam algum tipo de responsabilidade ambiental.

Esse movimento de consumo exige que os negócios adotem em suas estratégias três pilares importantes, que envolvem social, meio ambiente e governança, ou a sigla em inglês conhecida como ESG. 

O termo, cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global da ONU, se refere a empresas que estão fazendo movimentos para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

Parece um modelo de negócio difícil de se adotar no dia a dia, não é? Mas se engana quem pensa isso. A verdade é que é possível adotar pequenas práticas, principalmente quando se fala em educação ambiental, na empresa e melhorar a visão que os consumidores têm da sua marca.

Na Cavazotto, já são adotadas medidas conscientes na hora de produzir. Quer conferir o exemplo da empresa e descobrir como adotar soluções de ESG para o seu negócio? Continue acompanhando o conteúdo: 

Por que a Cavazotto escolheu a madeira Pinus? 

Na Cavazotto, fazemos história há cinco décadas. E para que essa narrativa tenha durabilidade e qualidade, desde 2005 passamos a utilizar em nossa produção a madeira de pinus, assumindo assim, o compromisso de ser sustentável nos processos de fabricação dos produtos. 

O pinus é um tipo de madeira que faz parte da necessidade de conservação da natureza e é uma madeira resultante do reflorestamento. 

Além disso, o conceito de sustentabilidade vai muito além das questões ambientais. Passa pelo incentivo dos funcionários a inserir ações sustentáveis em suas rotinas até o funcionamento de gestão da empresa, que utiliza conscientemente os recursos naturais em seus processos.

Por que investir em ações ambientais?

A educação ambiental, além de ser uma obrigação legal, se trata também de uma estratégia competitiva e de sucesso organizacional. Quando se fala em valor de marca, conforme apontado na pesquisa no início do nosso conteúdo, os consumidores passam a valorizar ainda mais negócios que investem em sustentabilidade. Ou seja, sua empresa pode ganhar ainda mais evidência ao adotar essa causa. 

Ainda, o aprendizado ambiental é um componente importante para inserir no dia a dia dos colaboradores, pois os leva a reconhecer que fazem parte do meio em que vivem e passam a refletir sobre as alternativas para soluções de problemas. 

Como promover a educação ambiental na sua empresa

Estimular uma consciência sustentável não é difícil. Com pequenos passos, é possível alcançar grandes objetivos. Confira alguns exemplos de soluções criativas e oportunidades a serem exploradas nos diversos setores da sua empresa:

  • Aproveitamento de rejeitos;
  • Substituição de insumos;
  • Reciclagem
  • Redução do consumo de energia;
  • Redução da geração de resíduos;
  • Redução no consumo de água;
  • Mudanças tecnológicas. 

O aprendizado ambiental é um componente vital para a sobrevivência dos negócios atuais. Quando se fala em sustentabilidade não se trata de deixar de consumir ou explorar os recursos da natureza, visto que estes são necessários para a sobrevivência humana, mas sim, do consumo consciente, de modo que se supram as necessidades da sociedade atual, mas sem prejudicar a capacidade das gerações futuras em usufruir dos recursos naturais.

Gostou do nosso conteúdo? Com certeza sua empresa já deve implantar ações de educação ambiental, mas o que acha de enfatizar ainda mais esse assunto? Temos certeza de que só irá trazer resultados positivos.