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fev

A importância de ter uma boa relação com seus clientes

Ter uma boa relação com seus clientes garante mais confiabilidade e competitividade no mercado. Confira algumas dicas que separamos para você  criar esse relacionamento com seu consumidor.

Como você costuma se relacionar com seus clientes? É aquele amigo, que sempre lembra o cliente das promoções da loja e procura tornar a compra uma grande experiência? Ou aquele que atende de forma impessoal, focado apenas em concretizar a venda? 

Independentemente da sua resposta, é fato que ter uma boa relação com seus clientes é essencial para a credibilidade da sua marca. Segundo a pesquisa O Futuro da Experiência do Cliente, 89% dos brasileiros afirmam que a experiência é um fator determinante para a decisão de compra.

Mas como criar esse relacionamento? Primeiro, você precisa estar atento às novas tecnologias, pois elas estão promovendo mudanças em todas as relações, inclusive as de consumo. Cada vez mais as pessoas estão tendo menos tempo, absorvendo uma avalanche de informações, novos produtos e novas soluções e, a necessidade de um atendimento que facilite a sua vida se torna mais necessário.

Por isso, estruture os processos de venda e atendimento da sua empresa pensando em facilitar a vida do seu cliente. 

Além disso, pense nesse relacionamento com seu cliente como uma oportunidade para o seu negócio. Essas novas demandas são uma ótima oportunidade para identificar falhas e pontos de melhoria na sua loja. Aproveite para prestar atenção em seus clientes mais insatisfeitos: são eles que têm mais a ensinar sobre o seu próprio negócio.

Confira mais algumas dicas que separamos para você construir uma boa relação com seus clientes:

  1. Crie uma relação de confiança:  é preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante para o seu negócio, ou seja, escute ele com atenção, mostrando o quanto as suas expectativas para com o produto são importantes e serão atendidas. 
  2. Resolva os problemas com agilidade: quando surgir um problema, assuma imediatamente a responsabilidade, seja rápido na busca pela solução. Isso demonstra a sua preocupação com o cliente. 
  3. Invista na fidelização: ofereça promoções exclusivas para clientes antigos, bônus na indicação de amigos ou até mesmo um presente em datas especiais. Clubes de vantagens e descontos também são ótimas práticas de fidelização.

E aí, o que achou dessas dicas? Já pratica elas em sua loja? É importante saber que ter uma boa relação com seus clientes torna sua loja cada vez mais competitiva no mercado. Compartilhe essas dicas com seus colaboradores e invista cada vez mais em um bom atendimento!