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jun

A importância do networking para lojistas

Networking é construir uma rede de contatos para trocar experiências e informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos. Saiba mais: 

Criar relações de trabalho, estreitar laços com clientes e manter um bom relacionamento com fornecedores são passos importantes para o seu negócio. Ao utilizar uma boa rede de contatos, a sua loja pode alavancar vendas e manter-se em evidência frente aos concorrentes. 

Chamado de networking, o termo em inglês indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou conexão com alguém, seja para fortalecer amizades ou estreitar negociações comerciais. Algumas pessoas consideram a ação um método de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz para desenvolver oportunidades e contatos de negócio. 

Para você entender um pouco mais sobre a importância do networking para a sua loja de móveis, continue acompanhando nosso conteúdo. 

Como o networking pode ser importante para sua loja de móveis

Com certeza você já deve ter ouvido o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Pois bem, essa máxima se aplica por completo ao networking. Muitos empreendedores ainda não dão a devida importância para a ação, seja por timidez, autossuficiência ou ignorância sobre o assunto. 

É preciso compreender que ninguém constrói um grande negócio sozinho, e uma boa, crescente e eficaz rede de relacionamento acelera o processo de desenvolvimento do seu negócio. 

Como fazer networking?

Separamos quatro dicas essenciais para começar a fazer networking para a sua loja de móveis. Confira: 

1. Defina uma estratégia: Você quer fazer parcerias de negócios, turbinar as vendas, ganhar mais reconhecimento no mercado ou “apenas” cultivar contatos melhores para a sua empresa? Defina seus objetivos profissionais e você verá que fica mais fácil definir a sua estratégia de networking. Crie uma lista das pessoas e empresas com quem você deveria desenvolver um relacionamento e busque a melhor aproximação

2. Comece networking pelos mais próximos: Sua melhor opção é começar o networking com os próprios familiares, amigos e colegas próximos, mesmo que não sejam da sua área. Além de conhecerem bem você, eles tendem a conhecer pessoas que são da sua área. A partir desses primeiros contatos, você começará a expandir sua rede. Também é mais fácil retomar contato com alguém do passado do que iniciar um relacionamento novo, então esse pode ser um passo intermediário: aqui entram ex-chefes, colegas da faculdade, ex-vizinhos e antigos amigos em geral.

3. Mostre como você e sua loja de móveis podem ser úteis: Mostre com naturalidade e honestidade por que você é interessante. Isso é especialmente válido na hora de iniciar um novo relacionamento: a conversa tem que ser atraente. Troque ideias, dê dicas, mostre como você pode ajudar. Ouça seu interlocutor, entenda com quem você está falando e faça um esforço para que a conversa tenha sentido para ele.

4. Faça parcerias: A parceria precisa beneficiar ambos os negócios, especialmente quando “o resultado é maior que a soma das partes”. Se você percebeu uma sinergia entre seu negócio e um fornecedor, é hora de avaliar se vale uma parceria. Pense como isso seria benéfico para as duas partes e faça a proposta ao seu contato.

Benefícios do networking para sua loja de móveis

1. Eleva a visibilidade da sua empresa

2. Dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes

3. Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e valores da empresa

4. Aproxima você, lojista, de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do negócio

5. Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento

6. Mantém você, lojista, bem informado sobre seu mercado de atuação

Dicas para manter o seu networking aquecido

1. Mantenha contatos periodicamente, por exemplo, uma vez por mês

2. Forme grupos ou listas de transmissão no WhatsApp para compartilhar informações

3. Comente temas relevantes em suas redes sociais

4. Abra espaço na agenda para encontros pessoalmente e troca de mensagens

A participação em eventos do setor também é um excelente momento para fazer networking, porém, devido a Covid-19, no momento não é possível realizar essa troca, mas você pode colocar em prática as demais que listamos no conteúdo acima. 

Por fim, com toda essa explicação, você consegue pensar se já pratica networking no seu negócio? Se a resposta for não, o que acha de começar a praticar? Temos certeza que ele irá ajudar no reconhecimento do seu negócio.