13
ago

Ações sociais: 5 benefícios que trazem para sua empresa

Já pensou na importância de apoiar causas sociais? Sua empresa agrega valor de marca e se torna um exemplo socialmente responsável. Saiba mais: 

O propósito de uma empresa tem que estar em seu DNA. Para além das ações planejadas para o crescimento econômico da empresa, pensar em atitudes ligadas a ações sociais são excelentes oportunidades para agregar valor a sua marca. 

Segundo pesquisa da Markestein, 70% dos consumidores se dizem interessados em saber o que as marcas estão desenvolvendo como ações de responsabilidade social e ambiental. A mesma pesquisa aponta que 44% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagarem mais caro por produtos e serviços se tal acréscimo resultar na manutenção contínua dos projetos sociais e ambientais apoiados pelas empresas.

Não é à toa que muitas empresas têm cada vez mais associado seus nomes a projetos sociais como uma maneira de fortalecer a marca e sobretudo a confiança do público. Para te convencer sobre as vantagens de investir em ações sociais, separamos cinco benefícios que elas trazem para a sua empresa. Confira: 

1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Ao atrelar sua marca a uma organização que realiza um trabalho social responsável, é possível que você passe a atingir não só o público da sua loja, mas também consumidores que se identificam com a causa que você está apoiando. 

2. Agregação de valor à marca

Atualmente o consumidor deseja mais que preços baixos e bom atendimento, ele busca por marcas que estão alinhadas com suas crenças. As gerações Y e Z estão mais preocupadas com a coletividade e querem se sentir mais engajadas no bem-estar de todos, por exemplo. 

Pensando nisso, o indicativo é que as empresas também busquem se preocupar com ações sociais e como elas impactam o próprio negócio. Para muitas pessoas, adquirir produtos de um estabelecimento que apoia uma causa cidadã já é uma maneira de ajudar outras pessoas, ainda que indiretamente.

3. Dedução de impostos

As leis de incentivo fiscais são uma motivação extra para apoiar projetos sociais, uma vez que o cidadão ou a empresa que patrocina pode ter abatimento na próxima declaração do imposto de renda.

4. Alinhamento dos propósito da sua empresa

Não basta “ajudar por ajudar”. Uma ação social tem de estar alinhada ao posicionamento da sua empresa. Esse alinhamento consolida a posição estratégica da empresa, bem como, em caso de investimentos em educação e formação profissional, por exemplo, isso traz retorno à organização, com profissionais mais qualificados para o mercado e para a própria empresa que investe.

5. Proximidade com a comunidade

Seu negócio estar mais próximo da comunidade em que atua é fundamental. A comunidade entende, recebe e acolhe uma empresa que investe em projetos sociais mais perto de suas realidades e necessidades. A relação fica mais forte.

Percebe-se que os benefícios são muitos e podem favorecer a sua empresa em múltiplos fatores. Além disso, ao incorporar um propósito social, seus colaboradores terão ainda mais senso de pertencimento à empresa, visto que eles se sentirão parte de algo maior, gerando significado para as atividades que realizam.

E aí, o que achou dos cinco benefícios listados? O que acha de colocar em prática ideias de apoio a ações sociais na sua comunidade? Temos certeza que o apoio garantirá valor de marca para a sua empresa.