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Conheça os principais tipos de clientes que podemos ter

Uma das chaves para o sucesso da sua loja de móveis é ter um bom relacionamento com seus clientes. Quando seu negócio se preocupa com a jornada de compra do consumidor e busca compreender suas especificidades, as chances de fechar vendas se tornam maiores. 

Para embasar esse pensamento, a pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios aponta que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. 

Porém, nem todos os clientes são iguais. Cada um procura sua loja com uma necessidade específica e, para um atendimento de qualidade, sua equipe deve estar preparada para auxiliar cada um deles a resolver seus problemas de forma personalizada.

Diante disso, separamos os principais tipos de clientes que podem passar por sua loja e dicas de como você pode atendê-los. Dá uma olhada:

Cliente decidido

  • Como ele é: esse tipo de cliente sabe exatamente o que quer. Já pesquisou, tem conhecimento sobre o produto e está pronto para fechar o negócio.  
  • Como atendê-lo: primeiro, ouça o que o cliente tem a dizer e não tente concorrer em conhecimento, pois ele já fez a pesquisa e entende do produto. Realize demonstrações curtas sobre o produto, apontando suas qualidades técnicas, seja prestativo e deixe-o decidir qual é o momento de fechar o negócio.

Cliente indeciso

  • Como ele é: esse tipo de cliente não sabe exatamente o que deseja ou não consegue expressar. Questiona-se sobre a necessidade em adquirir o produto, se o item é realmente o que ele procura ou até mesmo se o seu estabelecimento é mesmo o melhor local para finalizar a compra.
  • Como atendê-lo: Para lidar com esse tipo de consumidor, é preciso ter paciência e fazer perguntas para descobrir suas necessidades. É importante mostrar as opções disponíveis, utilizando demonstrações de funcionalidade do produto, e, no momento oportuno, lhe perguntar sobre a decisão de compra.

Cliente irritado

  • Como ele é: o cliente irritado procura a empresa porque sente-se lesado por ela. Ele busca defender seu ponto de vista, mostra provas do móvel danificado e comprovante da compra quitada, por exemplo.
  • Como atendê-lo: O fundamental é manter a calma, escutar o que ele tem a dizer e fazer as anotações. De maneira educada e firme, garanta que seu problema será resolvido o mais rápido possível.

Cliente grosseiro

  • Como ele é: pode ser considerado o tipo de cliente mais difícil de lidar. Ele irá apontar defeitos em qualquer detalhe do seu produto e estará pronto para discutir.
  • Como atendê-lo: É preciso manter o controle e não permitir que a agressividade dele interfira em seu atendimento. O ideal é deixá-lo falar. Se possível mostre a possibilidade de soluções aos problemas levantados por ele. Quando acabar, agradeça pelas críticas construtivas e se mostre aberto a atendimentos futuros.

Como você pode ver, existem diferentes tipos de clientes e, com certeza, você já lidou com cada um deles. Por isso, é importante saber identificá-los para, então, atender da forma mais adequada cada um deles.

Quando sua loja de móveis demonstra preocupação com a experiência do cliente em cada tipo de atendimento, as chances de venda são reforçadas. Afinal, como já dizia o economista e especialista em marketing, Philip Kotler, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.