30
abr

Modelo de negócios escaláveis: o que é e como aplicar nas suas vendas

Nos 9 primeiros meses de 2020, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil cresceu 14,8%, quando comparado com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros, de acordo com o Portal do Empreendedor. 

A abertura de novos negócios é um movimento crescente dos últimos anos e esse fenômeno aumentou a pressão para que novos empreendedores consigam altos retornos em pouco tempo. O sabido é que nem sempre os resultados são os esperados e aí surge o questionamento: por que algumas empresas conseguem crescer tão rápido e outras nem tanto? A resposta está em um conceito chamado negócios escaláveis. 

Não sabe o que é? Então fique com a gente e confira o conteúdo que separamos para você sobre modelo de negócios escaláveis e como você pode aplicá-lo nas vendas da sua loja.

O que são negócios escaláveis?

A escalabilidade é a possibilidade que uma empresa tem de crescer, agregar valor ao seu negócio e atender as demandas dos clientes sem aumentar expressivamente os seus custos. Assim, os negócios se tornam escaláveis na medida em que o crescimento da receita é desproporcional ao aumento dos custos. Organizações que tem como foco a escalabilidade de seus negócios conseguem crescer de forma exponencial sem comprometer seus processos e recursos.

O que é preciso para ter um negócio escalável?

Existem algumas características que tornam a empresa escalável. Dá uma olhada:

  1. Ter um diferencial: para ser escalável, mostre-se para o mercado como uma empresa inovadora.
  2. Ter um processo simples: é muito importante criar um processo onde as pessoas consigam compreender e seguir, de forma simples e clara, o trabalho a ser feito. 
  3. Ter receita recorrente: tenha um processo onde o negócio possa se multiplicar e gerar receita recorrente.
  4. Ter um sistema de franquias: desenvolver um sistema de franquias torna seu negócio muito mais escalável, pois assim o negócio cresce sem aumentar muitos os custos de empresa.

Benefícios de um negócio escalável

Agora que você compreendeu o que é um negócio escalável, separamos três vantagens de implementação deste modelo de gestão. Confira:

  1. Melhor qualidade das entregas: a partir da padronização dos processos, as atividades são executadas com melhor performance e qualidade pelos colaboradores.
  2. Aumento do valor de mercado: quando um negócio alcança a escalabilidade, seu valor de mercado tende a aumentar.
  3. Expansão do negócio: por ter uma produção ágil e eficiente, esse modelo é capaz de fidelizar clientes mais facilmente e resultar na expansão do seu negócio.

Como aplicar a escalabilidade nas vendas da sua loja

Para promover a escalabilidade nas vendas da sua loja, é importante que as etapas sejam bem mapeadas e definidas, para que assim sua equipe de vendas compreenda com facilidade todo o processo que envolve uma venda. A jornada do cliente pode ser usada como base na hora de criar esse sistema.

Com o esquema em mãos, sua equipe pode contar com um modelo pelo qual pode replicar o sucesso na busca de potenciais clientes, resolver os problemas de atendimento, fechar negócios e reforçar a fidelidade dos consumidores.

Além disso, um processo de vendas é eficiente quando sua equipe se preocupa com o atendimento centrado no cliente, tenha uma comunicação clara e definida, consiga replicar em outros atendimentos, esteja preparada para situaçòes previsíveis, seja orientada a objetivos e metas de venda, seja mensurável e adaptável caso surjam problemas. 

Por fim, lembre-se: um mapa de processo de vendas evolui conforme o tempo e você deve modificar o processo para permanecer no topo das realidades de mudanças de consumo dos clientes.