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Planejamento estratégico anual: por que é tão importante para sua loja?

Através de um plano estratégico para o ano, sua empresa saberá qual caminho seguir para crescer e alcançar novos mercados. Confira: 

O planejamento estratégico anual é um passo fundamental para entender o mercado em que seu negócio está inserido. Através de um plano, você consegue estar por dentro das tendências de consumo, definir objetivos para o ano e prever quais os melhores caminhos para sua empresa seguir. Ou seja, o ato de planejar é a essência da gestão de negócios.

Aliás, você já parou para pensar nisso? Normalmente, negócios pequenos e médios costumam deixar de lado o planejamento estratégico, adaptando as ações da empresa sempre quando surgem problemas. Porém, isso pode ser tornar uma prática prejudicial para seu negócio. 

Para criar um planejamento estratégico anual, é preciso um método claro que identifique onde sua empresa está e para onde ela deseja ir. Em outras palavras, é voltar o olhar para dentro da sua loja, analisar os objetivos a curto, médio e longo prazo, a missão, os valores, os indicadores de resultados e todos os processos que gerem o negócio. 

Ainda em dúvidas sobre a importância do planejamento estratégico anual para sua loja? Calma, a gente te explica os benefícios e como colocar esse plano em prática. Acompanhe: 

Importância de um planejamento estratégico anual

Um planejamento estratégico vai muito além da definição dos objetivos, da organização administrativa e do gerenciamento de crises. é um conjunto de tarefas permanentes e cíclicas, que juntamente com uma equipe preparada é capaz de solucionar problemas de maneira mais direta e efetiva. 

Passo a passo para fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta dinâmica, atuando como um roteiro para que a empresa alcance seus objetivos anuais. Confira alguns passos para montar o seu:

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

Essa etapa deve funcionar como um raio X completo do negócio, utilizando ferramentas para avaliar sua posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores, qualidade dos produtos e/ou serviços, entre outros fatores.

2. Defina objetivos e metas

Os objetivos são definições do que se pretende alcançar ou aonde se quer chegar, pensando a longo prazo. Já as metas devem ser pensadas mensalmente, semestralmente ou trimestralmente. Neste caso, os objetivos podem ser revisados de acordo com o andar das pequenas conquistas.

3. Crie ações estratégicas

As ações estratégicas são planos de como alcançar os objetivos estabelecidos no plano anual. Ou seja, se a estratégia é lançar dois novos produtos, a ação é planejar uma apresentação de marketing para impactar o consumidor com as novidades. 

4. Tenha métricas de desempenho

As métricas de desempenho são parâmetros para mensurar cada meta estabelecida. Para melhor acompanhar esses resultados, crie um cronograma com as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, etc. Assim fica mais fácil acompanhar a evolução do que foi planejado.

5. Avalie e revise o plano sempre

O planejamento estratégico é uma ferramenta dinâmica, que deve ser adaptada de acordo com as mudanças no caminho. O plano é um rumo, ou seja, é preciso reavaliá-lo continuamente e, se necessário, fazer os ajustes necessários.

Por fim, ter uma equipe engajada é um ponto fundamental. O planejamento estratégico é um trabalho coletivo que se beneficia de vários pontos de vista sobre a empresa. Por isso, é fundamental garantir a participação da equipe e não deixar que se torne uma tarefa solitária do gestor.