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Saiba com a inteligência artificial pode auxiliar no seu atendimento

Com os avanços da tecnologia, cada vez mais percebemos que o atendimento ao cliente pode contar com a ajuda de softwares especializados. Conheça as vantagens de utilizar a inteligência artificial no seu negócio: 

Lojas de móveis enfrentam um grande desafio quando se fala em atendimento ao cliente. Se por um lado um consumidor satisfeito tende a  retornar e indicar seus produtos para outras pessoas; por outro, um consumidor com experiência ruim passa justamente pelo inverso, podendo inclusive contribuir para que você perca clientes.

A busca pela fidelização dos consumidores exige um constante aprimoramento, seja da equipe, como também de tecnologias de auxílio. Para ganhar competitividade, a Inteligência Artificial (IA) entra nesse cenário como uma das maiores apostas do mercado, pois garante produtividade e atendimento personalizado para cada pessoa.

O que são Inteligências Artificiais (IA)?

A inteligência artificial é um segmento pertencente ao campo da ciência da computação. O objetivo da área é, basicamente, pesquisar e desenvolver dispositivos com capacidade para simular ações humanas, como racionar, coletar e processar dados, aprender por meio de experiências e interações, tomar decisões, resolver problemas e otimizar tarefas por meio de mecanismos ou softwares.

Como a Inteligência Artificial (IA) é utilizada para o atendimento ao cliente?

Ferramentas de IA para atendimento ao cliente são capazes de render bons resultados e transformar a percepção negativa que muitas pessoas têm sobre o serviço. Isso acontece porque esse tipo de tecnologia consegue simular o processamento do pensamento humano através de sistemas de autoaprendizagem. Ou seja, utilizar sistemas inteligentes durante uma interação dá uma resposta imediata ao consumidor. 

Mas, isso não significa que o atendimento ao cliente deva ser realizado totalmente por IA. Em muitos casos, o que acontece é que aqueles que realizam o atendimento ao cliente podem ser auxiliados por esses sistemas durante suas interações com o cliente, melhorando a experiência dele.

Quais os tipos de aplicações de Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?

Aplicativos, plataformas, programas e sistemas de Inteligência Artificial automatizam, digitalizam e personalizam o atendimento da melhor e mais eficiente forma possível, buscando evitar situações que prejudiquem a experiência do cliente com a empresa.\

Um exemplo são os chatbots, aplicativos que, usando IA, promovem interações em áudio ou texto com o cliente. Esse processo simula uma conversa humana, e pode ser utilizado no atendimento ao cliente em situações que vão desde o SAC tradicional até em aplicativos de conversa como o WhatsApp ou redes sociais.

Os chatbots costumam oferecer interações comuns, que oferecem alternativas de como podem ajudar o cliente e, com base na opção escolhida, seguem o atendimento; ou interações sofisticadas, capazes de entender e responder solicitações simples desde o primeiro contato. 

Por que usar Inteligência Artificial no seu negócio?

A tecnologia pode transformar o modo como a sua loja se relaciona com seus clientes. Com a IA, o atendimento fica mais rápido e permite que os clientes tenham acesso a informações e serviços, de forma instantânea, sem precisar aguardar em fila. Dá uma olhada em algumas vantagens que separamos para você perceber os benefícios dessa tecnologia para o seu negócio:

1. Comunicação imediata: os novos consumidores são hiperconectados, ou seja, exigem imediatismo e informação em seu atendimento, processo que a IA consegue atender. 

2. Automatização de processos: a automatização de processos, informações, perguntas e de transações frequentes possibilita a redução dos custos operacionais, aumenta a quantidade de vendas, a produtividade e capacidade resolutiva em tempo real.

3. Processamento e análise de dados integrados: soluções de IA suportam uma quantidade cada vez maior de tráfego de dados, sem comprometer a velocidade do sistema.

4. Redução no tempo de espera do cliente: um dos principais problemas enfrentados pelos clientes quando se trata do atendimento ao consumidor nos canais e serviços tradicionais é esperar demais, ou passar por diversas pessoas e processos intermináveis e repetitivos com seus dados. Sendo assim, uma das vantagens das soluções que utilizam IA é poder realizar um atendimento ilimitado e em tempo real, em qualquer horário e em todos os dias do ano.

A utilização dessas tecnologias inteligentes oferecem uma boa vantagem competitiva, visto que constantemente coletam dados de comportamento do consumidor. A partir disso, é possível pensar em estratégias de vendas para alavancar a sua loja e também medir como anda a satisfação do seu cliente. 

O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha ajudado você a pensar no seu atendimento e suporte ao cliente daqui em diante.