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4 dicas para melhorar a experiência do consumidor na sua loja

A experiência do seu consumidor quando entra em contato com a sua loja é fundamental para se obter destaque e reconhecimento

Cerca de 70% das compras realizadas pelo consumidor são feitas baseando-se em como ele é atendido. Ou seja, quando o cliente toma a decisão de compra, uma série de expectativas são criadas. Vai além da satisfação imediata de adquirir um produto, inclui a experiência de consumo positiva. 

Através de uma experiência de consumo positiva, surge um aumento da satisfação e fidelização dos clientes com a sua loja de móveis. Esse resultado também funciona como um termômetro para buscar maneiras de otimizar a maneira como impacta o público, diminuindo ruídos e reclamações e aumentando as avaliações positivas, recomendações e índice de retorno.

Então, como garantir uma boa experiência para o seu consumidor, tanto no e-commerce como no atendimento presencial? Confira quatro dicas que separamos:

1. Conheça a jornada de compra do seu consumidor

Resumidamente, a jornada de compra do seu consumidor para por três estágios: Aprendizado e descoberta, reconhecimento e ou consideração e, por fim, decisão de compra. Durante o processo, o cliente reconhece a sua necessidade, analisa os melhores produtos do mercado, dicas de outros consumidores, avalia o custo-benefício e, só então, efetua a compra.

Muitas vezes você pode encontrar o consumidor ainda nas etapas iniciais da jornada de compra. Por essa razão, conhecer a jornada do consumidor é uma maneira de oferecer o que ele precisa na hora certa, fazendo com que ele cumpra cada etapa até a tomada de decisão. 

Por exemplo, se ele ainda estiver na etapa de consideração, você pode oferecer a ele conteúdos relevantes, através de e-mail marketing, campanhas em redes sociais e tutoriais do produto.

2.  Ofereça múltiplos canais de comunicação

A tecnologia é uma aliada para o reconhecimento do seu negócio e para a experiência do consumidor com ele. Ter só um telefone fixo como forma de atender ao consumidor não é mais uma opção viável para as empresas. Tornou-se indispensável reconhecer os clientes nos demais canais de contato e dispositivos, oferecendo mais do que uma possibilidade de atendimento, como chats virtuais, e-mail, SMS, redes sociais e o próprio telefone, por meio do torpedo de voz, por exemplo. Neste caso, é importante que os canais de atendimento ao cliente estejam integrados.

3. Não se esqueça do pós-venda

Conforme já enfatizamos em um conteúdo especial sobre pós-venda, muitas empresas se esforçam fortemente nas vendas, mas quando a finalizam, esquecem de realizar a etapa mais importante. O pós-venda realiza a manutenção do relacionamento empresa-consumidor, aumentando a reputação da marca e promovendo a retenção. Por isso, entrar em contato novamente, mantendo o cliente por perto, é essencial.

4. Tenha uma equipe preparada

Mais do que investir em ações de venda e de comunicação, é preciso que os colaboradores estejam alinhados com  as estratégias pensadas. Por isso, quando se aponta a necessidade da empresa conhecer o seu cliente, é essencial que a equipe compartilhe das mesmas informações.

Uma equipe com treinamento em liderança e atendimento, e acima de tudo, engajada, será capaz de melhorar a experiência de consumo dos clientes e trabalhar em parceria com a empresa na busca por melhores resultados.

Seguindo essas dicas, será possível você melhorar a experiência de compra do seu consumidor na sua loja. Então, o que acha de colocar em prática?