13
maio

Qual é a melhor iluminação para seu quarto?

Pensar em um projeto luminotécnico específico para o quarto é muito importante, pois resulta em um cômodo bonito, eficiente e econômico. Confira as dicas que separamos para melhorar a iluminação do seu quarto: 

Considerado o ambiente mais importante da casa, o quarto deve ser planejado para promover a sensação de conforto e acolhimento. É sabido que os móveis e a decoração influenciam muito, porém não são os únicos responsáveis. A iluminação é uma etapa importante para se pensar, pois ela interfere diretamente na promoção do descanso do corpo e da mente.

É comum acontecer de o ambiente ter uma única iluminação no centro do cômodo, no entanto, não é considerada a melhor forma de iluminar o quarto. É interessante instalar diferentes pontos de luz em todo o espaço, estrategicamente posicionados de acordo com a finalidade do local. A ideia é assegurar uma iluminação uniforme, capaz de valorizar os ângulos do ambiente e promover a sensação de amplitude.

Além disso, a tradicional luz branca deve sair de cena. Ideal para escritórios, ela não é a melhor escolha quando se trata de um quarto. Isso porque esse tipo de luz inibe a melatonina, hormônio necessário para uma boa noite de sono. Neste caso, a luz amarela se torna a opção mais recomendada para se utilizar. 

Para te ajudar a pensar em uma melhor iluminação para seu quarto, separamos algumas dicas para prestar atenção. Confira:

1. Fontes de luz indireta

A luz indireta é a melhor aliada para a iluminação do quarto de forma geral. Sua instalação é adequada no forro, no gesso e até mesmo no chão, em arandelas e spots direcionados. Quanto às cores, lâmpadas fluorescentes amarelas são as mais adequadas, pois são mais quentes e inspiram aconchego.

2. Ilumine os locais de tarefas

É possível iluminar cada espaço no momento de utilização. Ao lado da cama, por exemplo, é interessante ter abajures, luminárias suspensas, de piso ou fixadas na parede para auxiliar a leitura. Outro exemplo são as mesas de trabalho e as penteadeiras, que também devem ser iluminadas localmente. Nesses casos, opte pela luz neutra ou até mesmo branca, conforme a sua necessidade.

No entanto, não sobrecarregue o cômodo com excesso de luminárias, isso eleva o consumo de energia e causa a sobreposição de focos de luz.

3. Substitua as lâmpadas tradicionais por iluminação de LED

As iluminações de LED oferecem diversas vantagens, incluindo melhor desempenho, menor consumo e maior vida útil.

4. Aproveite a luz natural

A luz natural é uma grande aliada. Um quarto que recebe luz natural é mais arejado e pode ser uma ótima opção para economizar energia. Entretanto, nesse caso, vale a pena investir na colocação de cortinas, que possibilitam uma melhor dosagem da luminosidade e garantem a privacidade necessária ao espaço.

A iluminação tem como objetivo facilitar sua estadia no cômodo, tanto para momentos que exigem maior iluminação para se concentrar nas atividades, quanto para momentos de iluminação mais suaves para o descanso. Ao pensar num projeto de iluminação adequado para o seu quarto, você evita luzes excessivas, que geram desconforto, da mesma forma que evita claridade insuficiente.