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nov

4 comportamentos do consumidor de móveis que você precisa saber

A venda de móveis é uma tarefa que requer estar sempre atento às tendências de consumo, pois cada vez mais os hábitos de compra mudam e os consumidores se tornam mais exigentes. Confira quatro comportamentos de compra:

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores. Com a necessidade de ficar mais tempo em casa, os olhares se voltaram para o lar e para as necessidades de torná-lo mais aconchegante e organizado. Com isso, os consumidores passaram a comprar móveis e demais itens principalmente pela internet. 

Mas o comportamento de compra online já vinha se alterando ao longo dos últimos anos. Em estudo consolidado em 2017 pela IEMI, empresa de consultoria que realiza pesquisas para o setor moveleiro, foi constatado que este novo cliente tem o hábito de pesquisar e comprar pela internet. Cerca de 60% dos clientes de móveis e decoração possuem o hábito de fazer estas pesquisas na web antes de efetivar a compra em si. 

Uma pesquisa mais atual realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o Movimento Compre & Confie, aponta que em junho de 2020 as vendas online apresentaram uma alta de 110,52% em comparação com o mesmo período de 2019.

Em ambas as investigações, o principal fator que influencia na decisão do consumidor ao adquirir móveis e objetos para a casa pela internet, em vez de ir até a loja física, é a comodidade em comprar sem sair de casa.

Por isso, a importância de pensar no e-commerce da sua loja de móveis. Através do digital, você consegue ampliar o alcance de clientes e estar mais presente no mercado moveleiro. 

Outro comportamento de compra do consumidor é a busca por um produto de alto valor, adquirido em um momento ímpar e com envolvimento emocional na hora da escolha. Neste caso, o consumidor pesquisa, compara e considera as opções até tomar a decisão. Para conseguir atrair a atenção desse tipo de comportamento do consumidor, a loja de móveis deve investir na qualidade do atendimento

O terceiro tipo de comportamento do consumidor é a busca por variedade de produtos. Normalmente, o que estimula uma constante busca pela melhor opção por parte do consumidor é a qualidade do móvel

Por fim, o quarto comportamento comum é conhecido como dissonância cognitiva reduzida, ou seja, o consumidor se encontra numa situação de fazer uma compra importante, mas não consegue enxergar diferenças tão significativas entre as opções disponíveis no mercado.

Diante de uma situação como essa, o consumidor tende a definir tomando como base critérios mais racionais, como preço ou popularidade da marca. E é aí que podem surgir as dissonâncias cognitivas: após adquirir e experimentar, o usuário constrói sua própria opinião a respeito do produto e seu veredito difere do senso comum.

Neste caso, é importante sempre apresentar uma variedade de marcas e também um atendimento de qualidade, que possa sanar todas as dúvidas do cliente quanto ao produto que ele quer adquirir.

Além disso, lembre-se que é de suma importância considerar a experiência de compra no ponto-de-venda, observando que esta fase pode ir desde a realização da busca por produtos na web, chegando a haver a retirada de itens na loja física.