17
nov

Porque escolhemos Pinus?

A Cavazotto preza pela alta qualidade e também pela sustentabilidade de seus produtos. Para isso, foi preciso escolher o melhor tipo de material para se trabalhar. Saiba qual:

A Cavazotto conta a sua história através dos móveis há cinco décadas. E para que essa narrativa seja contada de maneira durável e com alta qualidade, foi preciso escolher o melhor material para se trabalhar. 

Sendo assim, assumindo o compromisso de respeitar o meio ambiente e ser sustentável em sua produção, a empresa escolheu trabalhar com a madeira de pinus desde 2005. 

O pinus é um tipo de madeira que faz parte da necessidade de conservação da natureza e é uma madeira resultante do reflorestamento. A espécie foi trazida dos Estados Unidos para o Brasil nos anos 70 e atualmente é cultivada no sul e sudeste do país. 

Além desse compromisso sustentável, a Cavazotto também optou por esse tipo de madeira pela maior oferta de fornecedores e pelo fácil manejo das peças. Conforme explica o supervisor de qualidade, Leandro Cavazotto, o pinus, além de ser uma madeira ecologicamente correta, é fácil de ser trabalhada. “Consegue-se desdobrar, aplainar, desenrolar, lixar, tornear, furar, fixar e colar. Ela fornece tudo o que precisamos para transformar os móveis com bom acabamento”.

Mas o cuidado não começa só na hora do manuseio. Ela se inicia desde a escolha dos fornecedores. “Os fornecedores de madeira são selecionados de acordo com sua capacidade para atender a demanda, e também de acordo com as políticas de extração e plantio. Toda a madeira comprada pela Cavazotto deve ser proveniente de reflorestamento e com manejo sustentável”, explica Leandro.

Cuidados com a madeira de pinus para chegar ao produto final

Ao ser recebida, a madeira de pinus passa cerca de sete dias parada nas instalações da empresa para perder a umidade, podendo assim entrar para o processo produtivo.

Inicialmente é feito um beneficiamento para retirar a primeira camada externa, onde é feito um acabamento mais grosso, para que possam ser identificadas possíveis falhas/nós da madeira, os quais serão removidos no processo seguinte, que é o corte.

O corte é feito em otimizadoras automáticas, as quais identificam as falhas e leem o comprimento da madeira, para dessa forma calcular a melhor configuração de corte possível para cada peça, eliminando grande parte do desperdício do material.

Parte dessas peças que são cortadas e não entram em medidas padrão, passam por um processo onde as mesmas são coladas e emendadas umas nas outras, fazendo uma peça maior e mais resistente às ações do tempo.

Os próximos passos são os de montagem e lixamento, onde as peças como portas, laterais e tampos de gavetas já montados vão para máquinas específicas que fazem o acabamento lateral, deixando suas superfícies lisas e prontas para receber a pintura final.

É um longo caminho percorrido, mas que resultam em móveis duradouros em funcionalidade, estética e aconchego.