21
maio

Por que Pinus são uma escolha sustentável?

Mais que uma tendência, a madeira de pinus é uma solução sustentável. A Cavazotto utiliza o material pensando em entregar móveis duradouros em funcionalidade, estética e aconchego.

Para a Cavazotto, o conceito de sustentabilidade vai muito além das questões ambientais. Passa pelo incentivo de seus funcionários a inserir ações sustentáveis em suas rotinas até o funcionamento de gestão da empresa, que utiliza conscientemente os recursos naturais em seus processos.

É por isso, que desde 2005, a empresa escolheu a espécie de madeira pinus para dar forma às 4 linhas de produtos. O pinus é um tipo de madeira que faz parte da necessidade de conservação da natureza e é uma madeira resultante do reflorestamento. Além disso, conforme explica o supervisor de qualidade da Cavazotto, Leandro Cavasotto, a empresa também optou por esse tipo de madeira pela maior oferta de fornecedores e pelo fácil manejo das peças.

Trazida dos Estados Unidos, a espécie de pinus chegou ao Brasil por volta da década de 70 e atualmente é cultivada no sul e sudeste do país. Sua conservação se dá através de leis de incentivos fiscais ao reflorestamento, com o objetivo de suprir a escassez de matéria prima e regulamentar a exploração e o uso das florestas.

Segundo informações da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o Brasil possui 9 milhões de hectares plantados de pinus, eucalipto e demais espécies para a produção de painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, produção energética e biomassa. As árvores plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no país (os demais 9% vêm de florestas naturais legalmente manejadas).

Além do mais, o cultivo da madeira de pinus conserva o solo. Sua cobertura vegetal recupera áreas degradadas, contribui para o abastecimento dos recursos hídricos e preserva o habitat natural para a fauna e flora nativa. São árvores que se desenvolvem aliando produtividade, equilíbrio do ecossistema e a melhoria ambiental das comunidades ao seu entorno.

Ou seja, mais que uma tendência de mercado, a madeira de pinus é uma solução sustentável e tem potencial para produção de móveis com qualidade.  Consegue-se desdobrar, aplainar, desenrolar, lixar, tornear, furar, fixar e colar. Todos esses processos resultam em móveis que contam histórias aqui na Cavazotto.