09
jul

Como limpar seus móveis de madeira

Quem tem móveis de madeira pode se deparar com diversas surpresas, seja uma mancha de copo d’água, alteração da cor do móvel devido a exposição direta ao sol, ou até mesmo o verniz descascando. Mas, calma. Manter um móvel de madeira sempre limpo e em perfeito estado, nunca foi uma tarefa tão simples. Basta recorrer aos produtos de limpeza certos e tentar ao máximo manter o material longe da umidade.

Para facilitar sua vida, separamos algumas dicas sobre como limpar móveis de madeira de forma prática e simples. Confira: 

Como limpar seus móveis de madeira

A manutenção é a chave da conservação da madeira. Como a poeira sempre irá voltar, o ideal é que a remova com um pano macio e limpo, levemente umedecido com água. Evite embebedar o pano com água, pois a madeira não reage bem à mesma. Depois de passar, não se esqueça de secar a superfície.

Para preservar o móvel, o mais indicado é usar um limpador de madeira, um produto específico para remover as sujeiras do material sem danificá-lo. Coloque um pouco do limpador em uma pano macio e, então, esfregue toda a extensão do móvel.

Para assegurar a longevidade do móvel, faça o uso de lustra-móveis. Além de possibilitar a diminuição do acúmulo de poeiras, esse produto protege a madeira das marcas de água e mantém o aspecto de novo.

É importante lembrar que para limpar os móveis de madeira também é recomendado evitar movimentos circulares ou esfregar repetidas vezes o mesmo local. O aconselhável é limpar em movimentos horizontais ou verticais. 

Cuidados essenciais para conservar seus móveis de madeira

1. Proteja os tampos dos móveis de contato com objetos quentes, úmidos, que soltem tinta, pontiagudos ou cortantes com suportes para os mesmos. Isso evitará marcas e manchas indesejadas.

2. Se sua casa tiver muito problema com umidade, aconselhamos que mantenha seu móvel afastado da parede em pelo menos 7 cm, isso faz com que o ar circule e evite o mofo.

3. De tempos em tempos, reaperte os parafusos do móvel para garantir que eles continuam firmes.

4. Não exponha seu produto à luz solar. Isso evitará alterações em sua tonalidade e, caso ele seja laqueado, impedirá que a pintura comece a descascar.

5. Quando for mudá-lo de lugar, seja em uma mudança ou apenas para experimentar usá-lo em outro cômodo, peça ajuda. Isso garantirá a segurança e durabilidade do produto. Nunca arraste seu móvel.

6. Evite o contato dos móveis com água em excesso, ela pode causar rachaduras, estufamento, mofo e alterações irreversíveis.

Agora que você pegou as dicas que separamos para limpar seus móveis de madeira, viu como é simples?