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Como aproveitar as datas comemorativas para aumentar suas vendas

Se organizar para as datas comemorativas ao longo do ano é uma estratégia muito inteligente e ajuda a tornar seu comércio mais competitivo. Confira algumas dicas para se planejar para as datas comemorativas em seu comércio: 

Existem diversas maneiras de aumentar as vendas, e uma delas está em aproveitar as datas comemorativas. No Brasil, as cinco datas comemorativas mais importantes são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Para conseguir aproveitar todo o burburinho e movimento que essas e outras datas comemorativas proporcionam, é necessário uma estratégia muito importante: planejamento. 

As datas comemorativas potencializam o aumento de vendas e, consequentemente, de lucros para o comércio varejista, seja na loja física ou online. Entretanto, é preciso estar preparado para atender a demanda que estes períodos provocam no mercado. Aumentar o estoque, fazer promoções e organizar a logística de vendas e entrega são apenas algumas das ações a serem planejadas pelos lojistas para tornar o negócio competitivo. 

Mas, o que planejar e organizar para aproveitar melhor as datas comemorativas e alavancar as vendas? Confira algumas dicas que separamos: 

1. Defina o público-alvo

Definir o público-alvo é saber para quem vender. Ou seja, com um público definido, você poderá concentrar melhor as estratégias de comunicação e atendimento para efetivar as vendas. 

2. Ofereça o mix ideal de produtos

O mix ideal de produtos para oferecer para seus clientes precisa atender às expectativas e necessidades do público, ter produtos e serviços que trarão maior receita, ter produtos e serviços com maior margem de lucro e ter produtos que giram rapidamente ou serviços contratados com frequência.

3. Defina ações promocionais

Com as duas dicas acima definidas, o terceiro passo é determinar as ações promocionais que atrairão os consumidores para a sua loja. As ações promocionais podem ser dos mais variados tipos como “leve dois e pague um”, descontos progressivos, cupons de descontos, eventos temáticos na loja e outros tantos. É essencial definir as que melhor se relacionem com o seu cliente.

4. Divulgue suas ações promocionais para a data comemorativa

De nada adianta ter produtos incríveis e planejar ações promocionais de desconto e oportunidades, se o seu público não sabe disso, não é mesmo? Portanto, invista na divulgação. Faça anúncios em veículos tradicionais (TV, rádio, jornal e revistas) e invista em ações no digital (redes sociais, e-mail marketing). 

5. Prepare a equipe

Com o estoque preparado,  a loja organizada e a comunicação ativa, a última estratégia que falta é o preparo da equipe. Estimule a motivação da sua equipe orientando claramente sobre o trabalho, dando retorno sobre os resultados alcançados, reconhecendo um trabalho bem feito, bem como incentivando a melhoria contínua.

As datas comemorativas são ótimas oportunidades de alavancar as vendas. Para executar uma boa campanha de data comemorativa, você tem que definir um planejamento consistente e estudar quais ações são mais eficientes para a sua loja. Por isso, explore todas as datas que fazem sentido para seu negócio e utilize as estratégias citadas acima para vender mais!