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Entenda a importância de um CRM para seu negócio

Empresas que adotam a ferramenta de gestão de relacionamento com clientes (CRM) conseguem contornar momentos de crise, fidelizar e alcançar mais clientes, consequentemente aumentando a lucratividade. Saiba mais:

Quando as vendas da loja diminuem, normalmente costumamos atribuir ao preço dos produtos ou serviços que são ofertados. No entanto, não se trata apenas dos custos. É preciso levar em consideração o relacionamento com o cliente, conhecido como CRM (Customer Relationship Management). 

A gestão de relacionamento com o cliente é o termo-chave que se tornou um divisor de águas para as empresas em um cenário tão competitivo quanto o que enfrentamos atualmente. Tendo em vista isso, você já se perguntou como anda o relacionamento com seus clientes? Entenda a importância da estratégia de CRM para seu negócio e saiba como aplicá-la na prática.

O que é CRM?

Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta que automatiza processos de venda, suporte, marketing e outras informações relacionadas ao contato com o cliente. 

Ao ser implantado no seu negócio, o CRM contribui para a construção de relacionamentos duradouros entre sua empresa e seus clientes, permitindo o monitoramento de suas interações, registros e histórico, garantindo mais assertividade desse público com a equipe.

Qual a importância do CRM para o seu negócio?

O CRM é fundamental para fazer uma análise precisa e não perder uma venda, para saber o timing de entrar em contato com o lead. E, principalmente, para ter informações reais e precisas dos seus clientes e leads. Separamos três pontos essenciais da importância do CRM:

  • Centralização de informações: vendedores e gestores só têm a ganhar com a centralização das informações de dados do cliente, anotações de reuniões, trocas de e-mails e tudo o que foi acordado na negociação.
  • Fidelização de clientes: todas as informações cadastradas no CRM pela equipe comercial são essenciais para desenvolver ofertas personalizadas ou aplicar o uso do cross selling, por exemplo, estimulando assim uma recompra.
  • Aumenta a produtividade do seu negócio: o CRM permite que o tempo seja mais bem utilizado pelas equipes, evitando a inserção de dados manualmente a cada contato ou a pesquisa de histórico em diferentes canais de comunicação da empresa

CRM na prática

O CRM engloba práticas, estratégias e tecnologias para gerenciar interações com os clientes, armazenando e transformando informações em novas possibilidades de vendas e fidelização de clientes. Na prática, a gestão de clientes costuma ser usada nas áreas de:

  • Marketing e gestão de leads: permite gerenciar leads e clientes de forma muito mais adequada, usando os canais de comunicação e promoções que estejam mais de acordo com cada um de seus perfis.
  • Redes sociais e e-mail marketing: se comunicar com clientes nas redes sociais é praticamente um critério no mundo atual, por isso, usando o registro das solicitações mais frequentes no setor de pós-venda, é possível produzir conteúdo educativo para o blog, redes sociais e e-mail marketing que responda às dúvidas do público antes mesmo delas surgirem.
  • Vendas: para que o setor de vendas possa proporcionar uma experiência de compra impecável para cada cliente, ele precisa saber seu histórico de compras, demandas e comportamento em geral. Com base nas informações compiladas do CRM, a empresa pode criar experiências de compra inovadoras, eficientes e que encantem seus clientes ao antecipar suas necessidades.
  • Suporte e pós-venda: Além de garantir a satisfação e manutenção de contratos de longo prazo, o CRM permite que o pós-venda gere novos negócios e diminua a importância de investir na aquisição de novos clientes, garantindo sustentabilidade para o negócio com a fidelização de clientes.

Estamos vivendo a era da experiência do cliente e isso exige que os negócios tenham cada vez mais ferramentas que auxiliem na gestão de boas práticas. Não é apenas contratar a ferramenta, mas sim mudar a forma como se enxerga o  relacionamento com o consumidor.

A implementação de um sistema de gestão de relacionamento torna sua loja mais assertiva nas estratégias de crescimento. Considerando isso, o que acha de investir numa ferramenta de CRM para seu negócio?