19
nov

A importância de vincular sua marca a causas sociais

Vincular a sua marca a causas sociais oportuniza uma conexão maior com os clientes, aproximando a defesa de ideias, atitudes e comportamentos para o bem-estar social e ambiental de todos. Confira algumas estratégias para abraçar essa ideia: 

Atualmente os consumidores estão mais conscientes sobre o impacto de suas aquisições na sociedade e no meio ambiente. Não é mais apenas a compra de um simples produto, mas sim também a maneira como o negócio se posiciona  perante questões de trabalho, causas sociais e meio ambiente. Por isso, é importante a sua empresa estar atenta a esses temas. 

Segundo uma pesquisa da consultoria Edelman Earned Brand, divulgada em uma matéria da Época, 56% dos brasileiros dizem consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento delas diante de questões sociais relevantes. 

Mas afinal, como vincular a sua marca a causas sociais? Acompanhe nosso conteúdo e confira alguns pontos importantes para conectar a sua marca a temáticas sociais. 

Marketing Social

O termo marketing social surgiu na década de 70, criado pelo professor universitário estadunidense Philip Kotler. Segundo ele, os princípios de marketing tradicional evoluíram e passaram a ser mais sobre a defesa de ideias, atitudes e comportamentos. 

No marketing social o objetivo é diminuir desigualdades e problemas sociais, principalmente ligadas a questões de saúde pública, educação, trabalho, moradia e nutrição. 

Ao associar a sua marca com uma ação social, o intuito é sempre o de envolver o consumidor em uma causa, e eles se conectam justamente por não serem motivados por interesses comerciais, mas sim genuínos de gerar o bem-estar para a comunidade. 

Responsabilidade Social e Ambiental

Atitudes de responsabilidade social e ambiental são ações voluntárias da empresa para a promoção do bem-estar de seus colaboradores, clientes e comunidade. Um exemplo é o consumo consciente de água, adoção de paredes verdes para ajudar no controle da temperatura interna da loja, ou investimento na qualidade do ar e estética de luz natural para economia de energia. 

Esse tipo de posicionamento que envolve ações sociais e causas de relevância eleva a postura ética da empresa, que passa a ser transmitida também para as relações com os clientes, e, por consequência, garante uma boa imagem e conexão com o público-alvo.

Na Cavazotto, por exemplo, buscamos utilizar madeira de pinus reflorestada. Nosso compromisso com o planeta se estende até a escolha de fornecedores que compartilham do cuidado, responsabilidade e desenvolvimento ecológico em suas ações.

Estratégias para vincular sua marca a causas sociais

Antes de vincular sua marca a causas sociais, é sempre importante pesquisar e planejar as ações para que elas estejam alinhadas com os propósitos da empresa. Lembrando que existe uma linha tênue entre apoiar legitimamente uma causa e explorar uma imagem caridosa que não condiz com a verdade da organização. Confira algumas estratégias para evitar isso:

1. Alinhe a escolha da causa social com valores praticados pela empresa e pelo público-alvo

A escolha de uma causa social para apoiar envolve uma sintonia com os valores da empresa e do público-alvo, havendo uma conexão em comum.

2. Seja transparente com o propósito e os meios de dar suporte e causa escolhida

Deixe claro como sua empresa e o cliente irão contribuir com a causa social, sempre lembrando de prestar contas.

3. Engaje colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade

Promova pequenas ações na loja para promover e engajar colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade em geral com a causa social. Isso demonstra comprometimento com a ação escolhida. 

4. Não fique apenas nas contribuições financeiras

Promover a capacitação da comunidade, facilitar a inserção no mercado de trabalho, criar conexões com instituições de ensino e apoio ao desenvolvimento, entre outras abordagens, também são muito valiosas.

Além de apoiar causas sociais, outra ação que seu negócio pode apoiar é a utilização de incentivos fiscais para a doação. Converse com seu contador e saiba mais sobre essa opção. 

Depois de entender um pouco mais sobre o marketing social e a importância dele para o seu negócio, o que acha de colocar em prática uma ação? Garantimos que ela irá gerar resultados positivos para a conexão da sua marca com os seus clientes.