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dez

O ano novo já começou: a importância de um planejamento de marketing anual

Adotar um planejamento de marketing anual é de suma importância para quem deseja alcançar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas para 2022.

Dá uma olhada nas dicas para colocar em prática o seu planejamento:

O ano de 2021 está terminando e pensar nas ações de marketing para 2022 já deve entrar na pauta de quem tem um negócio. Planejar com antecedência as ações do próximo ano permite não apenas priorizar recursos como também otimizar o investimento. 

Por isso, para prever as verbas do planejamento anual de marketing é preciso levar em consideração diversos fatores, como os objetivos da empresa, contexto atual do mercado, sazonalidades e, claro, a transformação digital. Ou seja, ficar por dentro das tendências que irão acontecer em 2022 e buscar implementá-las em sua própria estratégia de marketing se torna essencial, além de se tornar uma ótima maneira de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes de mercado. 

E aí, você já parou para pensar na importância do planejamento de marketing anual para a sua empresa? Separamos os benefícios e dicas para colocar em prática. Confira: 

Benefícios do planejamento de marketing anual

Os benefícios de realizar um planejamento de marketing anual é colocar no papel (ou em um documento digital) todo o processo de análise e captação de informações relevantes para usar na estratégia do seu negócio. Os principais pontos são: 

  • Melhorar o posicionamento da marca: entender as necessidades e desejos do público-alvo e, com isso, traçar uma estratégia que permita que a marca se comunique melhor tanto com o mercado quanto com o seu público.
  • Melhorar as vendas: com uma melhor comunicação com o público, naturalmente as vendas do seu negócio vão melhorar, pois o público vai compreender porque precisa consumir os seus produtos e criará uma ligação emocional com a sua marca. 
  • Reduzir erros: com um plano de marketing, sua empresa reduzirá erros estratégicos, pois o plano detalha as informações necessárias para evitar erros. Desta forma, o empreendedor terá entendimento completo e conseguirá tomar decisões estratégicas com mais assertividade.
  • Maior controle financeiro para o marketing: sem um plano de marketing estruturado, é muito fácil perder o controle de investimentos. A situação pode acabar prejudicando muito o negócio, pois investir sem saber o quanto e não saber o retorno do investimento é atuar sem qualquer direção. O plano possibilita que o investimento em marketing seja direcionado de forma adequada e mensurada.

3 principais pontos para iniciar o planejamento de marketing

Para começar a estruturar o planejamento de marketing, a primeira parte é definir os objetivos principais para o ano de 2022. Quando a empresa impõe objetivos para alcançar, eles têm mais chances de serem alcançados. Além do mais, eles se tornam mais claros e motivadores para a equipe, além de definirem um horizonte em comum no qual todos devem mirar.

Outros pontos importantes para estruturar o plano de marketing é criar um:  

  • Diagnóstico da empresa: para começar a estruturar o plano de marketing, primeiramente precisa olhar para dentro da empresa. Procure fazer um resumo sobre a situação atual da empresa, olhando para a estrutura do negócio, o número de colaboradores, o volume de vendas, o histórico de faturamento, os recursos, o posicionamento atual e os objetivos da gestão para 2022.
  • Analisar o ambiente de negócios: depois de olhar para dentro da empresa, é a vez de olhar para fora. A análise do ambiente de negócios deve levantar dados do macroambiente e do microambiente, a fim de investigar fatores que podem afetar a atuação da empresa no período de execução do plano.
  • Analisar a concorrência: Busque informações sobre a atuação dos concorrentes, o público que estão atendendo, como divulgam os produtos e como estão seus resultados. Através dessa análise, é possível buscar insights para suas estratégias, antecipar tendências de mercado, identificar a sua posição e fatia de mercado e identificar oportunidades de posicionamento e vantagem competitiva. 

Por fim, e não menos importante, estabelecer metas e prazos, mesmo com um objetivo maior, é indispensável para entregas parciais que devem estar estabelecidas em cronogramas claros para toda a equipe. 

Esperamos que as dicas possam te ajudar a estruturar o planejamento de marketing para 2022. Lembre-se de não deixar para mais tarde, pois quanto antes você tiver estabelecido os objetivos, mais sucesso seu negócio poderá ter no próximo ano.