25
fev

5 dicas para ajudar você a organizar sua cozinha

A cozinha é um dos ambientes da casa que mais requer organização. E não precisa ser uma missão impossível, não. Confira as dicas que separamos para você organizar a sua: 

Precisa de ajuda para organizar sua cozinha? Sabemos que o local é um dos ambientes centrais na rotina das famílias, seja para fazer as refeições do dia a dia ou para receber amigos em um jantar. Contudo, devido a rotina corrida, manter a organização desse espaço não é uma tarefa fácil. 

Uma cozinha em ordem pode  trazer mais praticidade para sua rotina, além de tornar o ato de cozinhar mais agradável. Confira cinco dicas que separamos para te ajudar a organizar a sua cozinha:

1. Guarde somente o necessário

Guarde somente os itens que você realmente utiliza. Descarte objetos que você não utiliza mais ou não acha necessário. Ao organizar você deve avaliar o melhor local para cada item, para que ele não fique esquecido em algum canto da cozinha. Por isso, coloque as coisas em locais que você consiga ver e que não fiquem esquecidas.

2. Use caixa dentro das gavetas

Naturalmente a gaveta de talheres é a mais organizada. Isso porque utilizamos divisórias para cada tipo de talher, tornando fácil mantê-los no lugar. Use a mesma lógica, com caixas, suportes ou potes, para as outras gavetas da cozinha. Dessa forma, cada coisa vai ter seu lugar exato, sem bagunça.

3. Organize por prioridade

Separe os utensílios da cozinha por prioridade. Os itens do dia a dia devem ficar em uma altura favorável do armário da pia, enquanto os objetos menos utilizados podem ser guardados em locais mais altos, por exemplo. 

4. Invista em prateleiras e ganchos

Em cozinhas pequenas, o espaço é um desafio na hora de organizar. Para driblar esse problema, opte por prateleiras, ganchos e móveis multiuso para ordenar pratos, vasilhas, xícaras e copos. 

5. Mantenha a geladeira sempre organizada

A geladeira é um compartimento da cozinha que precisa de uma atenção especial. Faça uma limpeza geral a cada duas semanas, assim você descarta o que estiver impróprio e arruma os alimentos guardados de acordo com a frequência de uso ou prazo de validade.

Crie um sistema de organização em que todos da casa saibam manter e guardar os itens no local certo. Além disso, não deixe nada que não pertença à cozinha pelo meio do caminho. Documentos, chaves e itens que não fazem parte do ambiente precisam estar em seus devidos lugares. Na cozinha, fica apenas o que pertence a ela. Assim, você deixa o espaço organizado e bem apresentável. Gostou das nossas dicas? O que acha de colocar em prática?