22
abr

Programa de fidelidade: o segredo para estimular a recompra

Proporcionar experiências positivas para os clientes é algo imprescindível para fazê-lo voltar a comprar na sua loja. Neste sentido, utilizar estratégias que fidelizem o retorno dele, como os programas de fidelidade, pode ser uma ótima oportunidade. Saiba mais: 

Estimular a recompra não é uma tarefa fácil. Por isso, utilizar um programa de fidelidade pode ser uma estratégia interessante para manter o cliente interessado no seu negócio, além de reforçar a imagem da sua empresa e aumentar o nível de competitividade com seus concorrentes. 

É sabido que conquistar novos clientes é significativamente mais caro do que manter os existentes. Esse esforço pode ser de 6 a 7 vezes mais custoso para sua empresa. Por isso, o investimento deve ser voltado para manter os consumidores que já conhecem o seu estabelecimento, criando uma relação duradoura e positiva. 

Por isso, um programa de fidelidade é uma das melhores maneiras de criar essa conexão com o cliente, pois o objetivo é fazer com que o relacionamento seja mais constante. Quer saber mais sobre as vantagens de adotar essa estratégia no seu negócio? Continue a leitura e descubra!

Benefícios do programa de fidelidade

Os programas de fidelização nada mais são do que uma atração para oferecer vantagens para os consumidores, quando os mesmos realizam compras recorrentes na loja. E existem bons motivos para o negócio adotar essa estratégia. 

Primeiro, o programa diminui os custos de aquisição de novos clientes. Segundo, ele agrega na construção de dados de consumo, auxiliando para a estruturação de uma comunicação mais assertiva. 

Outro benefício é o aumento na recorrência de compra, ou seja, clientes que fazem parte de um programa de fidelidade tendem a gastar mais com os produtos e serviços da organização do que os que não participam de estratégias do tipo.

Além disso, as recompensas podem ajudar os clientes a sentir que estão economizando dinheiro ou oferecendo vantagens similares, como, frete e devoluções gratuitos, descontos exclusivos e brindes extras. 

Cuidados ao utilizar programa de fidelidade

Antes de escolher um programa de fidelidade para aplicar no seu negócio, é preciso avaliar as necessidades da empresa e a economia de causa e efeito. Sempre esteja atento para discernir se o valor criado pelo programa de fidelização excede o custo do valor entregue. Além disso, anúncios excessivos podem ser desestimulantes para o consumidor aderir. 

Agora que você já sabe dos benefícios e cuidados para adotar essa estratégia, o que acha de pensar na possibilidade de adotar um programa de fidelidade? A utilização desse plano pode ajudar com que clientes atuais se sintam bem em apoiar a marca e sempre voltar a comprar.