29
abr

5 dicas para mobiliar pequenos espaços

Otimizar espaços pequenos e torná-los funcional no dia a dia do lar é um desafio criativo. Confira as dicas que separamos para mobiliar e decorar pequenos ambientes: 

Mobiliar pequenos espaços exige criatividade. Tornar a decoração do ambiente agradável e funcional pode parecer um verdadeiro desafio,  mas ao mesmo tempo não deve se tornar uma dor de cabeça. 

Para te ajudar, separamos cinco dicas para otimizar e aproveitar ao máximo áreas menores. Confira: 

1. Escolha os móveis certos

Móveis grandes podem prejudicar a circulação pelo ambiente se ele for pequeno. Por exemplo, um quarto menor não comporta uma cama king size, assim como uma sala pequena não viabiliza o uso de uma mesa de jantar com seis ou mais lugares.

Por isso, se o cômodo tiver uma metragem menor, invista em mobílias simples e pequenas, que se encaixem no ambiente e não dificultem o seu uso ou circulação. 

2. Utilize vidro e espelhos na decoração

Vidro e espelhos são ótimos aliados para dar a sensação de amplitude para ambientes pequenos. Entre exemplos de móveis transparentes, vidro e acrílico são ótimos materiais, pois trazem uma menor interferência visual e deixam o ambiente mais leve, e consequentemente, mais amplo.

Espelhos também podem ser usados para trazer essa sensação de espaço maior. A principal dica é instalar nas paredes da sala de estar,  de frente para os pontos de luz natural do ambiente. Assim, mais do que profundidade, o cômodo aparentará estar mais iluminado.

3. Móveis multifuncionais

Em ambientes pequenos, os móveis multifuncionais são os ideais, afinal, utilizar cada cantinho disponível não é uma opção e sim uma necessidade. No quarto uma boa opção são as camas boxes com baú ou com gavetas, pois assim é possível armazenar alguns itens em um espaço que normalmente seria inaproveitável.

4. Aproveite os cantos
Otimize todos os cantos da casa, ou seja, abuse de prateleiras e bancadas. O fato de as prateleiras ficarem na parede, permite que o chão fique livre para ser aproveitado de outras formas. Além disso, prateleiras e bancadas ajudam a deixar o ambiente mais organizado. 

5. Utilize cores claras nos ambientes
Tons mais fechados ou escuros podem criar a sensação de que o espaço seja menor. Neste caso, escolha tons claros como verde, azul, cinza, violeta ou cores neutras. Essas cores trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude para os espaços da casa.

E aí, o que achou das dicas? Colocá-las em prática deixará os ambientes pequenos mais confortáveis e funcionais para o dia a dia do lar.