29
jun

Fidelização de clientes: entenda a importância e confira três dicas essenciais

A utilização da estratégia de fidelização desenvolve um relacionamento positivo com os consumidores, fazendo-os retornar para novas aquisições. Confira a importância de utilizar esse plano no seu negócio:

Reter clientes é tão importante quanto conquistar novos. E para que a estratégia de fidelização funcione, é preciso proporcionar experiências positivas e memoráveis. Clientes fiéis compram produtos priorizando a qualidade e a lembrança de um bom atendimento, deixando a consideração do preço em segundo plano.

Ainda, segundo pesquisa realizada pela Bain & Company, priorizar a taxa de retenção de consumidores em até 5% pode elevar a lucratividade da empresa em 95%. Por esse motivo, inserir táticas de fidelização no planejamento do dia a dia ajuda a reforçar a imagem da marca e a aumentar o nível de competitividade com os concorrentes.

Quer saber mais sobre as vantagens de adotar essa estratégia no seu negócio? Acompanhe as dicas que separamos: 

Por que fidelizar clientes é importante?

O esforço para conquistar novos clientes pode ser de 6 a 7 vezes mais custoso para a empresa do que utilizar estratégias de fidelização. O investimento deve sempre priorizar os consumidores que já conhecem seu estabelecimento, criando relações duradouras. 

Um cliente fiel não precisa mais ser convencido, além do mais, ele é uma ótima fonte para indicações espontâneas e constantes. 

3 dicas essenciais para fidelizar clientes

Você sabia que consumidores fiéis costumam gastar 67% mais do que novos compradores? Isso é o que aponta outro estudo realizado pela Bain & Company. Pensando nisso, separamos três dicas essenciais para você colocar em prática:

1. Priorize boas experiências

Uma boa experiência de compra pode agradar os compradores, criar uma conexão emocional entre marca e consumidor e gerar a fidelização. Entre as experiências de compra que você pode entregar para seus clientes está a praticidade na hora da compra, o bom atendimento, a organização da sua loja e a antecipação de necessidades. 

2. Ofereça atendimento de qualidade

A qualidade do atendimento é um dos principais atrativos relacionados à fidelização. Um atendimento diferenciado ao cliente agrega valor à empresa e contribui para que os clientes prefiram sempre fechar negócio com você em vez da concorrência.

3. Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade são as melhores maneiras de criar uma conexão com o cliente, pois o objetivo é fazer com que o relacionamento seja constante. Entre os benefícios está a construção de dados de consumo, auxiliando para a estruturação de uma comunicação mais assertiva; e o aumento na recorrência de compra.

Como você pôde perceber, a fidelização de clientes é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes quando se fala em sucesso da marca. Quanto mais clientes fiéis, mais compras regulares e mais indicações espontâneas para seu negócio prosperar. 

Gostou do conteúdo? Coloque em prática as dicas e compartilhe com seus colaboradores para que eles também tenham conhecimento da importância dessa estratégia para o futuro do negócio.