20
jul

Tendências que fazem história: Vintage, Design Biofílico e Humbly Crafted

Existem tendências que não saem de moda. Outras surgem no mundo atual para melhorar a forma como vivemos em nossas casas. Conheça os estilos vintage, biofílico e humbly crafted:

Existem tendências que ficam para a história. Elas refletem o comportamento e o modo de vida das pessoas, aliando conforto e funcionalidade para o dia a dia. Anualmente novos estilos de decoração são lançados, assim como “velhos” são relembrados e adaptados.

Com tantas possibilidades de decoração, os consumidores podem escolher por acompanhar o que está em alta ou escolher uma tendência que combine com o estilo de vida. 

Pensando nas diversas possibilidades para deixar a casa arrumada e bonita, separamos três tendências que fizeram e ainda fazem muita história nas casas.

Confira o que são o estilo vintage, o design biofílico e o humbly crafted:

Vintage

Quanto mais antigo, melhor. É assim que podemos definir o estilo vintage, que ganhou evidência durante os anos de 1920 e 1980. 

A decoração vintage possui um ar mais clássico e sóbrio, com estampas clássicas, móveis de madeira e objetos com cores em vermelho, verde, rosa ou azul.

Atualmente, as peças se tornaram tão versáteis que podem ser combinadas com outros estilos de decoração. É possível, por exemplo, montar uma sala com uma pegada mais contemporânea e usar um móvel antigo como ponto de destaque para o ambiente.

Design Biofílico

O termo Biofilia significa “amor à vida”. Neste sentido, o conceito do design biofílico prioriza o contato com a natureza e ganha espaço intuitivamente, já que a conscientização sobre a preservação do meio ambiente faz parte da pauta do mundo. 

A aplicação desse tipo de decoração em ambientes construídos se dá através de hortas e jardins verticais, foco na luz natural, elementos culturais e ambientes que criem união entre pessoas e natureza. 

Humbly Crafted

Na tradução livre, humbly crafted significa “humildemente criado”, ou seja, essa tendência remete à objetos feitos à mão, principalmente por artesãos, respeitando técnicas de produção antigas, da arte popular e regional.

São peças cujas histórias não são só um saber fazer manual, mas carregam uma história cultural. Ao adotar esse estilo de decoração, prioriza-se tons terrosos, valorizando texturas e a forma orgânica e irregular dos materiais. 

Após conhecer esses três tipos de tendências de decoração, podemos perceber que é possível combiná-las e criar um ambiente aconchegante, elegante e com responsabilidade. O que acha de experimentar essa união de objetos antigos, natureza e artesanato?