04
fev

A importância da luz para nossos ambientes

A luz é um importante fator para gerar conforto e funcionalidade aos espaços da nossa casa, da mesma forma que influencia nossa produtividade e concentração. Saiba mais: 

É sabido que a luz tem grande influência no organismo humano. Ela regula o ciclo biológico, conhecido também como ritmo circadiano, mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. Ou seja, durante o dia nosso organismo fica mais ativo e produtivo devido a luz natural, enquanto à noite, com a ausência de luz, nosso cérebro tende a reduzir as atividades, se preparando para o descanso. 

A luz, seja natural ou artificial, deixa as pessoas mais otimistas, atentas e concentradas para as atividades do dia a dia, além de valorizar os espaços da casa ou do ambiente de trabalho. Levando em conta essa informação, é importante pensar na iluminação dos ambientes conforme as funções que esses espaços pretendem cumprir. Por exemplo, a iluminação da sala deve ser pensada de forma diferente da iluminação do quarto, pois são ambientes com objetivos diferentes. Um é para lazer e o outro é para descanso. 

Para entender a função da iluminação para cada tipo de ambiente, preparamos um conteúdo especial sobre os principais tipos de iluminação e dicas para aplicar em cada ambiente. Acompanhe:

Principais tipos de iluminação

Existem três tipos de iluminação que geram efeitos diferentes para cada ambiente. São eles:

  • Luz direta: é utilizada para dar destaque a algum objeto ou espaço da casa. São utilizadas lâmpadas com facho direcionado, que permitem um foco específico.
Imagem: Empório da Luz
  • Luz indireta: tem o objetivo de criar um espaço mais intimista e confortável. A luz é direcionada a uma superfície e refletida em diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma uniforme e suave.
Imagem: Hometeka
  • Luz difusa: esse tipo de iluminação possui uma espécie de filtro, geralmente em acrílico ou vidro. Chamado de difusor, esse filtro costuma reter 20% da luz, não agredindo a vista, gerando menos sombras no ambiente e uma sensação de conforto.
Foto: Empório Luz

Dicas de iluminação para cada ambiente

Cada ambiente da casa tem uma função diferente no nosso dia a dia e, por isso, devem ter uma iluminação pensada para criar a atmosfera desejada. Confira as dicas de como utilizar a luz em casa espaço da casa:

  • Na cozinha: reservado para o preparo das refeições, a cozinha precisa de uma iluminação que tenha foco em pontos especiais onde o alimento será preparado.
  • Na sala: área de convivência, a sala de estar pede por uma luz geral centralizada para todo ambiente. Utilize também a iluminação direta para destacar locais específicos, como o painel de TV ou um canto para a leitura, com abajures, pendentes ou spots.
  • No quarto: ambiente reservado para o descanso, o quarto deve ter uma iluminação intimista e aconchegante. Pode-se investir em uma única fonte de luz centralizada no teto e outras na cabeceira da cama, por exemplo.

Depois dessas dicas de iluminação, o que acha de colocar em prática? Lembrando que é sempre importante ter a orientação de um profissional arquiteto para o melhor planejamento da iluminação da sua casa, criando assim um ambiente produtivo e confortável para o dia a dia.