25
jun

Como a decoração pode ajudar a diminuir a ansiedade

A decoração traz mais beleza, organiza os espaços e impacta o nosso emocional, ajudando a reduzir a ansiedade. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar diminuir a ansiedade através da decoração:

Nos últimos anos, a correria entre trabalho, casa, estudos e lazer são elementos que estão tornando as pessoas cada vez mais ansiosas. Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo e, com a pandemia do novo coronavírus, esse quadro se agravou ainda mais. 

A rotina antes, que nos permitia sair de casa sem nos preocupar, hoje nos faz pensar duas vezes antes de dar um passo para fora da porta. Para quem não sabe, a ansiedade é um distúrbio psicológico que apresenta múltiplos sintomas, e entre os mais conhecidos, está o medo do que ainda não aconteceu. Muito ligado ao momento que estamos vivendo, não é mesmo? 

Com essa falta de perspectiva do futuro, sentimentos de estresse e ansiedade se tornaram ainda mais recorrentes, isso pelo fato de adaptarmos o trabalho, exercícios e horas de lazer para a nossa rotina dentro de casa, resultando na sensação de estarmos presos. 

E se você está passando mais tempo em casa do que antes, já parou para pensar que mudar ou acrescentar elementos à decoração da sua casa pode te ajudar a aliviar a ansiedade da rotina? Para te ajudar, separamos algumas dicas de como a decoração pode ajudar a diminuir a ansiedade. Segue nosso conteúdo e fique por dentro. 

1. Aproveite a luz natural

Procure deixar a luz natural entrar em sua casa. Para isso, evite cortinas na sala que bloqueiam completamente a entrada da luz. Outra dica é investir em portas de vidro, que proporcionam um melhor aproveitamento da luz solar.

Além de reduzir o estresse e a ansiedade, a luz natural ajuda a regular o relógio biológico, o que contribui para um sono melhor e, consequentemente, um bom humor ao longo do dia.

2. Tenha muitas plantas e flores na sua casa

É comprovado o benefício do cultivo de plantas quando se trata de aliviar o estresse e a ansiedade. Cultivar plantas ou uma pequena horta em casa pode ser terapêutico. Escolha plantas, temperos e flores que alegram e colorem o ambiente, pois além de ajudar a relaxar, decoram a casa.

3. Estimule o seu olfato

A decoração não traz apenas elementos visuais. Você também pode brincar com outros sentidos, como o olfato por meio dos perfumes. Os cheiros têm poder de remeter a bons momentos, mas também podem aliviar o estresse e a ansiedade.

Escolha aromatizadores bonitos e que componham o ambiente e aromas refrescantes, aconchegantes ou tranquilizantes. Uma boa dica é variar os cheiros de acordo com o ambiente.

4. Preste atenção as cores da sua casa

Estudos apontam que as cores afetam diretamente nosso humor, por isso, preste atenção às suas escolhas.

As cores frias, como o azul e o cinza, transmitem sensação de calma e relaxamento, já as cores quentes, como o vermelho e o laranja, estimulam o sistema nervoso e não ajudam a aliviar o estresse.

5. Tenha itens pessoais a vista

Personalizar a decoração com itens pessoais ajuda muito na energia dentro de casa, além de deixar o espaço com a sua cara. Por isso, invista em fotos de família e amigos, lembranças de viagens e objetos de valor sentimental. Vê-los constantemente ao seu redor pode lhe beneficiar emocionalmente, pois remetem a momentos de alegria. 

Deixar a casa aconchegante e com a nossa cara faz toda a diferença para aliviar a ansiedade. Já reparou em como uma mudança no ambiente traz um novo ânimo e alegria? Então, que tal aproveitar o tempo em casa para dar um up na decoração da sua casa pensando em formas de lhe deixar menos ansioso?