26
mar

Metas: como estabelecer e controlá-las

Dentre os muitos fatores importantes para o sucesso do seu negócio, a definição de metas para a sua equipe comercial é uma das mais relevantes. Além de melhorar a performance dos colaboradores, as metas são ações de incentivo para o crescimento da empresa. Por meio delas, uma equipe pode superar os desafios e buscar resultados melhores no ambiente de trabalho.

Mas qual a melhor forma de estabelecer metas? Primeiramente, não existe um método definitivo para estabelecer suas metas de vendas. O que se tem são boas práticas a serem seguidas.

Neste texto, separamos algumas práticas que consideramos relevantes na hora de estabelecer metas e controlá-las. Vamos lá?

Faça uma análise do mercado em que atua

Conhecer bem o seu mercado de atuação é o primeiro passo para estabelecer metas. Pesquise as projeções de crescimento para o seu segmento no ano, através de canais de notícia e análises econômicas. Analise também a atuação do seu negócio nos últimos anos. Essas informações funcionam como um termômetro para definir metas realistas e alcançáveis. 

Defina quanto você quer crescer 

Definir metas de crescimento auxiliam a planejar o que se deve fazer. Suas metas devem ser específicas e mensuráveis. Por exemplo, para o ano de 2021 você deseja alcançar o  faturamento de um milhão. Com esse número estabelecido, você poderá calcular quanto precisará vender por mês para atingir sua meta. Além disso, lembre-se de elaborar metas individuais para cada colaborador, partindo da meta geral.  

Avalie seus investimentos

O mercado comercial fica cada dia mais exigente, e para isso, você deve pensar em novas possibilidades para o seu negócio. Invista em soluções para o seu público, trazendo credibilidade para o sua loja e comodidade para quem compra. Avalie cada investimento realizado e os resultados obtidos. Se um investimento trouxe bons resultados é ali que você deve concentrar seus esforços.

Acompanhe os resultados

Após estabelecer as metas gerais da empresa e individuais para os colaboradores, é necessário estabelecer uma periodicidade no processo de análise e mensuração de resultados. Geralmente, as empresas costumam optar por uma avaliação mensal dos números obtidos.

É importante ressaltar que a avaliação dos resultados não consiste apenas na verificação se os resultados estão sendo satisfatórios ou não. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, é preciso reunir a equipe para conversar e procurar identificar as causa dos baixo desempenho.

Conte com o apoio da sua equipe de vendas

Sua equipe de vendas é sua maior parceira. Programas de incentivo são essenciais para que trabalhem motivados a superar suas metas. Sobretudo, é importante que você estabeleça uma relação de confiança com os seus funcionários, incentivando o desenvolvimento e investindo em capacitação.

O que achou dessas dicas? Existem diversos métodos que auxiliam na criação de metas. Aqui, procuramos elencar as práticas que achamos importantes na hora de estabelecer os objetivos, enfatizando a análise e monitoramento do processo para que sua empresa tenha um crescimento saudável .