17
set

Pós-venda: técnica essencial para qualquer empresa

Você sabia que o pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas do processo de venda? Confira o material especial que separamos sobre o assunto: 

Se engana quem pensa que o relacionamento com o cliente termina com a finalização da compra de um produto na loja. Existe mais uma etapa do processo de atendimento, que se torna tão importante quanto o fechamento da venda: o chamado pós-venda. Essa jornada se inicia logo após a aquisição de um determinado produto ou serviço, e é tão importante quanto a venda em si, além de ser um canal estratégico na fidelização do consumidor.

Segundo dados do site Satisfação de Clientes, 85% das empresas nunca fizeram pós-vendas e 94% não possuem um sistema digital de gestão comercial para monitorar seus clientes. Sabe o que isso significa? Que investir em um sistema de CRM e passar a fazer o pós-vendas de forma adequada será um incrível diferencial competitivo para sua empresa.

Para te ajudar a colocar a técnica de pós-venda em prática, separamos um material especial sobre o assunto. Acompanhe:

O que é a técnica de pós-venda?

O pós-venda é a manutenção do relacionamento da empresa com o cliente depois de ele ter realizado a compra de um produto ou serviço. A técnica compreende estratégias que buscam fidelizar os consumidores e criar um relacionamento de confiança. O resultado disso são clientes promotores da marca, que se tornam responsáveis por atrair novos clientes também. 

Vale a pena investir no pós-venda?

Tão importante quanto captar clientes, é reter e fidelizar aqueles que já te acompanham e confiam em sua marca. Não que atrair novos clientes não seja importante, mas focar apenas pode ser um erro para o crescimento da sua loja.

Ao procurar só captar novos clientes, você investe demais para conquistar pessoas que sequer conhecem sua marca e suas soluções, quando poderia facilmente conservar aqueles que já compram de você e gostam de ser seus clientes.

Qual a importância do pós-venda?

Um estudo realizado pela Go-Gulf, sobre a importância de reter o consumidor online, revelou que um simples aumento de 5% na retenção do cliente pode elevar os lucros da empresa entre 25% e 125%. Por isso, manter um bom atendimento em todos os momentos do processo, com ênfase no pós-vendas, é fundamental para garantir que o cliente permaneça fiel e indique sua empresa. A técnica de pós-venda tem como objetivo os seguintes pontos:

  • encantar o cliente;
  • influenciá-lo a fazer novas compras;
  • dar o suporte para as suas necessidades em relação ao produto;
  • fortalecer a marca e o respaldo que ela tem perante os possíveis novos clientes.

5 técnicas de pós-venda para aplicar na sua loja

Veja cinco passos que separamos para vocÊ aplicar a técnica de pós-venda no seu negócio: 

1. Vá além do prometido

Cumpra o prometido na hora de fechar uma venda, entregando o que o consumidor esperava. Mas, para tornar a experiência ainda mais significativa, vá além e pratique a estratégia de overdelivering. Essa tática tem como objetivo agregar mais valor na hora da compra. Saiba mais sobre essa estratégia no conteúdo especial que produzimos aqui.

2. Resolva os problemas com agilidade

Convenhamos, nem todas as suas vendas ocorrerão sem nenhum contratempo. Por isso, é preciso investir em um sistema que solucione os possíveis problemas de seus clientes com agilidade e eficiência. Afinal, ninguém gosta de perder tempo ou ter que insistir para resolver algo que lhe é garantido por direito.

3. Demonstre interesse pelo cliente

A partir de pesquisas de satisfação, você pode ficar a par dos principais desejos e dores dos seus clientes. Isso vai ajudar você a conhecê-lo de verdade e apresentar soluções apropriadas. Além disso, mostra que você realmente se preocupa com ele.

4. Seja um especialista no que você vende

Torne-se um consultor do seu negócio. Conheça a fundo os seus produtos e serviços, as novidades e tendências do mercado, e esteja pronto para compartilhar as melhores formas de uso, dicas e conteúdos valiosos com os seus clientes. Essa é uma conduta a ser seguida durante todo o processo de atendimento ao cliente.

5. Crie programas de fidelização e recompensa

Além de ótimos produtos e um excelente atendimento, ofereça benefícios extras aos seus clientes. Aproveite para oferecer descontos e ofertas especiais em serviços que sejam do seu interesse ou crie um clube especial de compras. Faça com que o consumidor queira continuar comprando com você.

Agora que você já sabe como fazer um pós-venda eficiente, o que acha de colocar em prática e desenvolver novas ideias para tornar a experiência do cliente na sua loja mais rica? O pós-venda deve fazer parte de uma gestão de relacionamento de excelência, fator fundamental para se manter à frente da concorrência.