12
mar

5 Dicas para preservar seus móveis

Ao escolher os móveis para sua casa, alguns critérios devem ser levados em consideração: qualidade e durabilidade. Também é essencial pensar no conforto e na resistência da mobília, afinal, nem sempre dispomos de dinheiro para trocar os móveis com frequência, não é mesmo?

Móveis são carregados de história e para que a vida útil deles seja prolongada, o ideal é que se adote alguns cuidados especiais de conservação. Confira 5 dicas que separamos para te ajudar a preservar seus móveis.

Segue aqui:

1. Respeite a indicação de peso que o móvel suporta

A sobrecarga de peso é uma das piores inimigas quando falamos em preservação dos móveis. Por isso, as fábricas organizam um manual com indicações de sobrepeso, as quais devem ser seguidas a regra. 

Ao colocar mais objetos do que seu armário suporta, por exemplo, é um caminho curto para deteriorar a mobília. O móvel pode, em pouco tempo, ceder, estragar e até provocar acidentes domésticos.

2. Não utilize produtos químicos ou abrasivos para limpar os móveis

A limpeza dos móveis é algo que deve ser feito com frequência, porém, não com produtos químicos fortes ou abrasivos. Eles podem manchar irreversivelmente a mobília e são extremamente contraindicados. 

Para conservar a qualidade do móvel, realize a limpeza com um pano macio, podendo estar seco ou molhado, ou até mesmo com um espanador. Se algum líquido cair no seu móvel, limpe-o imediatamente.

3. Evite deixar seus móveis expostos ao sol ou à umidade

Ainda que o móvel seja de ótima qualidade, ele pode sofrer alterações se for exposto excessivamente ao sol ou à umidade. Móveis de madeira podem sofrer danos quando o ambiente é muito úmido ou extremamente quente, afinal, a temperatura e as condições climáticas podem modificar a maneira como o material se comporta, mudando a forma da peça ou gerando problemas como trincas, descolamentos, aberturas, estufamentos, desbotamento, etc.

Preste atenção ao local que seu móvel está para que esses danos não aconteçam.

4. Faça a manutenção regular em seu móvel

De tempos em tempos, reaperte os parafusos, verifique se as dobradiças estão funcionando perfeitamente e, caso necessitem de reparos, procure um serviço especializado para ter a garantia que seu móvel seja bem manuseado e preservado.

5. Faça a mudança dos móveis com cuidado

Se você for se mudar de casa ou quiser mudar o local do seu móvel dentro de casa, mova-o com cuidado. Certifique-se de ter ajuda de mais pessoas para que não aconteça de arrastar o móvel pelo chão, pois isso pode estragar a mobília e até mesmo o piso da sua casa.

Com cuidados muito simples você consegue preservar e prolongar a vida útil dos seus móveis para contar muitas histórias. O que acha de adotar essas dicas para o futuro?