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mar

O que é remarketing e como usar ao seu favor

Quando falamos de marketing, principalmente no meio digital, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar nas vendas. Hoje, iremos trazer para você uma estratégia que apresenta grande potencial de gerar resultados em um período de tempo curto: o remarketing. 

Segundo as próprias estatísticas do Google, 97% dos clientes em potencial quando acessam o site de uma empresa ou entram em contato com ela, não realizam a compra à primeira vista. Assim, o remarketing funciona para trazer estes clientes novamente para a loja, a fim de efetuar a compra. 

Ok, mas como usar o remarketing a seu favor? Continue acompanhando o conteúdo para saber o que é remarketing, por que e como usá-lo na sua loja.

O que é remarketing?

O remarketing significa, de maneira simples, fazer marketing novamente para as pessoas que já viram o seu negócio. Ou seja, é exibir conteúdos, campanhas e anúncios para os usuários que já visitaram suas redes sociais ou site. 

Com certeza você já deve ter notado que quando comenta sobre uma marca ou produto, pesquisa na internet ou mesmo visita as redes sociais desse negócio, posteriormente algum conteúdo da loja passa a aparecer para você. Isso é remarketing, te fazendo lembrar da marca e criando o desejo de compra. 

Por que usar o remarketing?

A taxa de conversão de compra de uma pessoa em sua primeira visita ao site de uma loja é muito baixa. As razões pelas quais um cliente abandona a página de vendas ou o carrinho de compras são as mais diversas, como:

  • Necessidade de maiores informações sobre o produto.
  • Falta de confiança na marca.
  • Maior aprofundamento na pesquisa de preços.
  • O dispositivo utilizado, como celular ou tablet, não é considerado ideal para finalizar uma compra. Tanto que 52,3% das compras iniciadas em smartphones são abandonadas.

Analisando essas informações, podemos perceber que o remarketing se faz necessário para lembrar e incentivar o cliente a finalizar a jornada de compra. Segundo dados do eMarketer, 30% dos consumidores reagem positivamente em relação a campanhas de remarketing enquanto apenas 11% têm uma má impressão a seu respeito.

Como usar o remarketing ao seu favor?

Ao utilizar o remarketing na sua estratégia de venda, primeiramente é preciso pensar na jornada de compra do seu cliente. Conheça os quatro pontos da jornada:

  1. Consciência: o consumidor pesquisa sobre algum assunto ou produto;
  2. Consideração: o consumidor adquire intenção de compra;
  3. Compra: quando o consumidor toma a decisão de compra e a efetua;
  4. Fidelização: o objetivo é gerar novas conversões deste cliente, no futuro.

Para cada etapa existe a possibilidade de adotar uma aplicação de remarketing. Esse processo funciona da mesma maneira que a estratégia de segmentação de e-mails marketing. Ou seja, o e-mail enviado para quem somente pesquisou um produto será diferente do utilizado para quem visualizou o preço, ou inseriu o item no carrinho e abandonou, ou quem efetivamente concluiu a compra.

Anúncios no Google e nas redes sociais, como Facebook e Instagram, também podem ser automatizados para aparecer para os consumidores que visitaram o seu negócio na internet, mas não finalizaram a compra. 

As possibilidades que o remarketing oferece são bastante variadas e servem para atender a quase toda estratégia de vendas pela internet. No entanto, para que sejam efetivas, as campanhas devem ser configuradas de acordo com critérios bem estabelecidos. Tenha um especialista no assunto para te ajudar a ajustar e interagir com o público certo na internet. 

E aí, o que achou desse assunto? Já pratica o remarketing na sua loja ou pensa em praticar? Conta pra gente e compartilhe esse conteúdo com seus colaboradores e amigos.