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Gestão de clientes: o que é e como aplicar na sua loja de móveis

É sabido que a jornada de compra dos clientes mudou muito nos últimos anos. Nesse ponto, a gestão de clientes se tornou uma alternativa para se adaptar aos novos modelos de comunicação e venda.

É através de uma experiência de consumo positiva que o cliente se sente satisfeito e busca o seu negócio para novas aquisições. E para não perder esse contato importante, é preciso investir constantemente nesse relacionamento com o consumidor. 

É nesse momento que a gestão de clientes se torna uma etapa essencial para sua loja de móveis. Desconhecida ou muitas vezes ainda ignorada por práticas apenas focadas em vendas, a gestão de clientes viu sua importância crescer ao longo dos anos à medida que novas tecnologias ampliaram a participação e o poder de decisão dos compradores. 

Por esse motivo, cabe a você lojista, adotar práticas que desenvolvam a interação com os clientes, descobrindo suas necessidades, entendendo seus hábitos e personalizando o atendimento. 

Quer saber como se antecipar a essa necessidade do consumidor e fidelizá-lo em sua loja de móveis? Acompanhe o conteúdo que produzimos sobre o que é a gestão de clientes e como praticar em sua loja de móveis.

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes tem como objetivo trabalhar a perda e rotatividade de clientes na loja com o objetivo de aumentar o faturamento e ainda melhorar o relacionamento com o consumidor. Ou seja, ela é feita para que a empresa entenda o cliente, identifique suas necessidades, desejos e ofereça o que ele quer quando precisar.

Elaborar estratégias de gestão de clientes requer um amplo conhecimento sobre as experiências de consumo deste. Para entender essa etapa, busque traçar a jornada de compra do consumidor.

Como aplicar em sua loja de móveis?

Para aplicar a gestão de clientes na sua loja de móveis, o ideal é organizar todas as informações que você tem de cada um. Analisar, entender e interagir com esse cliente, para oferecer um atendimento personalizado. 

Confira três etapas essenciais para construir a sua gestão de clientes:

Etapa 1: Construção de base de dados

Elabore um método para captar informações dos clientes e em troca ofereça algum tipo de benefício. Por exemplo, clube de descontos, programa de pontos, sistemas de cashback, sistemas de sorteios, cartões de bandeira própria, entre outros.

Vale ressaltar que é muito importante ter um cadastro rico, ou seja, com nome, gênero, idade, endereço, telefone, entre outros. Quanto mais dados for possível coletar melhor. Lembre-se de toda coleta de dados estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com uma identificação recorrente será possível mapear as informações relevantes dos consumidores e entender seus hábitos de consumo para trabalhar em estratégias futuras.Etapa 2: Análise de dados
Para analisar os dados coletados dos seus clientes, a sugestão é ter um  software para gestão de clientes que seja integrado com o restante do seu sistema administrativo. Essa integração é necessária para que seja possível captar os dados gerais da sua empresa de forma automática e também colocar o cadastro dos clientes de maneira organizada e acionável em um único sistema.
Para essa segunda etapa, a leitura e a interpretação dos dados gerados serão imprescindíveis. Além de identificar quais os principais pontos a serem trabalhados, será possível estruturar um planejamento de ações para a sequência.

Etapa 3: Ações com bases nas informações analisadas
Essa etapa consiste na criação de ações estratégicas com base nos dados coletados. O mais importante para conseguir eficiência é criar segmentações para realizar suas campanhas para os clientes.
É importante lembrar que uma gestão de clientes completa vai além das campanhas com foco em vendas. Pense também em campanhas com um foco maior em gestão de relacionamento com o cliente.

Ao implementar uma gestão de cliente completa e alinhada aos propósitos da sua loja de móveis, os retornos se tornam positivos em curto, médio e longo prazo. Ainda, o entendimento do seu público-alvo é expandido, permitindo que você desenvolva novas soluções em vendas.