18
fev

Queima de estoque: por que fazer?

“O gerente enlouqueceu!” é uma das frases mais utilizadas quando se realiza ações de queima de estoque. A frase chamativa, porém, deve ser pensada com cuidado quando colocada em prática. Quer saber o por quê? Leia o conteúdo: 

A queima de estoque torna-se uma boa opção para lidar com o excesso de mercadorias paradas na amostra ou no estoque da loja. No entanto, por mais simples que a ação possa parecer, não basta apenas reduzir os preços dos produtos, é fundamental planejamento. 

A prática pode ser usada em datas especiais, como Black Friday e aniversário da loja, como em outros momentos do ano, sempre pensando em maneiras de estimular o giro de mercadorias. Além disso, quando bem planejada, a liquidação deve ser pensada para cativar e fidelizar o público-alvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo e saiba como estruturar uma campanha de queima de estoque para gerar resultados para o seu negócio.

O que significa queima de estoque?

A queima de estoque é uma ação promocional que a loja decide fazer para reduzir ou finalizar o estoque de determinados produtos. A estratégia pode ser realizada de diferentes formas, sempre priorizando o público-alvo que se pretende atingir. 

Entre as estratégias promocionais mais usadas, está: 

– cupons de descontos

– cupom de primeira compra na loja

– desconto progressivo

– leve 2, pague 1

Leia também:

>> 5 dicas para vender mais em sua loja de móveis

>> Como aproveitar as datas comemorativas para aumentar as suas vendas

>> Calendário de campanhas: o primeiro passo para vender mais em 2022

Quais as vantagens de fazer a ação promocional?

Entre as vantagens de se realizar essa ação promocional para reduzir o estoque, está o fator financeiro, pois mercadorias paradas geram prejuízo para a empresa. Outra vantagem está ligada ao tempo, visto que produtos saem de moda, envelhecem e ganham novos designs mais baratos. 

Além do mais, é muito importante para a imagem do seu negócio ter sempre novidades nas prateleiras, alinhadas com as tendências do mercado e as necessidades de seus clientes. 

Quando e como fazer?

Apesar de parecer que esse tipo de liquidação é mais adequado em grandes datas, como a Black Friday, ela pode ser feita sempre que a promoção for interessante para o público e para a rentabilidade do negócio. 

Conforme falamos no início do texto, o planejamento é essencial. Para isso, é importante levar em conta: 

– Produtos que irão fazer parte da promoção

– Expectativa de venda

– Período para início e fim da liquidação

– Margem de lucro

Após planejar essa base, lembre-se de pensar na divulgação da promoção e trace metas para os colaboradores. Eles devem estar por dentro dos produtos que participarão da ação, as condições, os descontos concedidos, as opções de negociação, as formas de pagamento e as expectativas que a loja pretende atingir. 

Ainda, é importante frisar que esse tipo de campanha deve ter tempo limitado com uma data limite ou enquanto durarem os estoques. Desse modo, a liquidação não é descaracterizada. 

E aí, o que achou dessas dicas de como fazer queima de estoque? Aproveite e coloque em prática na sua loja! Lembre-se que visar o lucro é sempre importante para gerar resultados positivos para a ação.