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fev

Saiba mais sobre o e-mail marketing e como usá-lo ao seu favor

O e-mail marketing é uma das três principais ferramentas utilizadas pelas empresas para realizar vendas e fidelizar clientes. Conheça mais sobre essa estratégia: 

Mesmo com o crescimento das redes sociais, o e-mail continua sendo uma importante ferramenta para criar relacionamentos e concretizar vendas. No marketing digital, as estratégias de e-mail marketing vem crescendo e se mostrando um canal direto de comunicação com o seu público para estreitar relacionamento e gerar vendas.

Mas como utilizar o e-mail marketing ao seu favor? Acompanhe o conteúdo que separamos para você sobre esse assunto.

O que é e-mail marketing?

O e-mail foi criado em 1971, com o objetivo de se comunicar de um computador para outro sem precisar estar presente na ação. Com o tempo ele foi ganhando espaço e se tornou parte do dia a dia de quem usa a internet, usado como uma identidade dos usuários para trocar mensagens e realizar qualquer cadastro na internet.

E é claro que o marketing se ligou nisso. Os e-mails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual.

Porém, inicialmente, o uso de e-mails se tornou abusivo e os usuários acabavam recebendo uma avalanche de e-mails, o que se tornava incômodo e desprestigiava a marca. Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens de e-mail marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Essa é a primeira dica para você montar sua base de contatos: solicitar autorização para o envio de conteúdos da sua empresa.

Por que utilizar o e-mail marketing?

De acordo com o E-mail Marketing Trends 2018, 97,6% dos entrevistados têm endereço eletrônico pessoal e 95,9% conferem a caixa de entrada todos os dias. Isso significa que o público está conectado e checa as mensagens recebidas assiduamente.

Apesar de as redes sociais terem uma força incrível, as campanhas de e-mail marketing são mais efetivas, o alcance é maior e previsível. Isso porque os conteúdos postados nas mídias não são mostrados para todos os seguidores devido aos algoritmos.

Vantagens de utilizar e-mail marketing na sua estratégia de comunicação

O e-mail marketing é o terceiro canal mais utilizado na comunicação das empresas. Entenda a relevância dele para a sua estratégia de comunicação: 

1. Grande alcance: 

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Isso porque o endereço de e-mail concentra todas as ações que realizamos em outros canais de comunicação. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

2. Alcance previsível: 

Posts em rede social são difíceis de mensurar o alcance, pois dependem muito do algoritmo para a entrega do conteúdo ao público. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação. Já no e-mail marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada.

3. Ferramenta barata:

O e-mail marketing pode se tornar uma ferramenta barata em comparação com campanhas de anúncios em redes sociais, por exemplo. Para o e-mail, você precisará apenas contratar uma ferramenta de disparo que fará todo o trabalho para você. A maioria delas conta com várias opções de template que permitem personalizar sua comunicação. 

Tipos de e-mail marketing

O email marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso. 

A partir do momento que uma pessoa cadastra o e-mail para receber mensagens da sua loja, ela se abre para uma conversa pessoal com a marca. Nesse momento você deve pensar como se comunicar com o cliente, seja para vender, fortalecer relacionamento, informar ou educar. Confira três tipos de e-mail marketing que você pode enviar:

1. Newsletter

A newsletter é uma espécie de boletim informativo com atualizações do blog, dicas, novidades sobre o setor e demais conteúdos relevantes para o cliente. Esse tipo de e-mail deve ser regular, com uma frequência semanal, quinzenal ou mensal. 

2. E-mail promocional

Esse tipo de conteúdo é focado na conversão, ou seja, na venda. Pense em um e-mail atrativo com as principais ofertas do mês, cupom de desconto, etc.

3. E-mail comemorativo

Utilize datas comemorativas, como aniversário da loja, natal, dia dos namorados, etc, para enviar e-mails com novidades da loja e promoções, por exemplo. A ideia central desse tipo de comunicação é fazer com que o cliente se sinta lembrado e importante. Essa é uma oportunidade para estreitar relacionamentos e fortalecer a imagem da marca.

Lembrando que esses três tipos podem ser utilizados em um único formato, não precisam necessariamente serem utilizados separadamente.

Como utilizar o e-mail marketing ao seu favor

Depois de todas essas informações sobre e-mail marketing, ainda fica a dúvida de como utilizá-lo ao seu favor, não é mesmo? Confira algumas dicas importantes para obter sucesso com a ferramenta:

1. Crie uma boa lista de e-mails

Esse é o primeiro passo para você começar a utilizar a ferramenta. Existem várias formas de capturar esses contatos. Uma delas é deixar um campo específico no seu site para os visitantes cadastrem o endereço eletrônico. Outra maneira eficiente é publicar nas redes sociais convidando o usuário a se cadastrar para receber as informações. 

2. Capriche no título do e-mail

Estatísticas da Convince & Convert revelam que 35% dos destinatários abrem uma mensagem apenas por causa do assunto. Além disso, 69% das pessoas marcam um e-mail como spam com base somente no título dele. Esses dados mostram o quanto esse campo é importante na hora de elaborar um bom e-mail. Use a criatividade, crie senso de urgência, faça perguntas, inclua o nome do consumidor e até emojis para deixar o assunto mais atrativo.

3. Preste atenção na frequência de disparos

Deixar a caixa de entrada lotada com seus e-mails não é nada recomendado. Assim como fazer envios escassos também não é. É preciso planejar uma frequência de envios, seja semanal, quinzenal ou mensal. Utilize datas comemorativas ao seu favor e crie dicas ou promoções que podem ser enviados quinzenalmente, por exemplo

Essas foram algumas dicas que separamos para você começar a utilizar a ferramenta de e-mail marketing ao seu favor. Ela é relevante para estreitar laços com o seu cliente e também para criar um público cada vez mais qualificado. O que acha de começar a desbravar esse recurso?