06
maio

Benefícios de um bom sistema de gestão

Atualmente, ao falarmos sobre gerenciamento de negócios, não podemos deixar de pensar no uso da tecnologia como aliada. Sabemos que manter uma empresa em pleno funcionamento é um trabalho que, por si só, consome bastante tempo, e por isso o uso de softwares de gerenciamento surgem para otimizar e melhorar a qualidade dos processos da empresa.

Ainda é possível encontrar varejistas que utilizam planilhas e tabelas para realizar o registro de dados e para gerir o seu negócio. Mesmo possuindo processos automatizados, é importante a adoção de um software de gestão para integrar os processos e controlá-los de forma ativa. Quer saber como esses sistemas de gestão funcionam e seus benefícios? Confira aqui o conteúdo que separamos.

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um programa de computador que ajuda a cuidar das atividades da sua empresa. Ele é um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível.

O mais comum entre os sistemas de gestão é o Enterprise Resource Planning (ERP), uma evolução da planilha de Excel. O serviço oferece controle financeiro, fiscal e contábil da sua empresa, podendo agrupar também informações sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em consideração o custo de tributo em cada uma das operações.

Qual a importância de um sistema de gestão para seu negócio?

A principal palavra que define a importância de um sistema de gestão é a automatização. Ela implica em economia de tempo e esforços, pois permitirá que você funcione dentro dos mais elevados padrões de qualidade, além de ampliar a capacidade de trabalho de seus profissionais e a eficiência dos serviços. 

Benefícios de um sistema de gestão

Ao manter os processos operacionais funcionando dentro dos melhores padrões de qualidade, sua empresa obterá maior rentabilidade. Outros benefícios são: 

  1. Processos integrados: softwares de gestão de negócio oferecem ferramentas que vão desde definição de metas até a venda final, em um processo completamente integrado. Ou seja, ele permite que você consiga visualizar de maneira ampla o andamento do seu negócio, para que assim tome decisões concretas e eficientes. 
  2. Informação exata e em tempo real: com o sistema, líderes e gestores conseguem acesso em tempo real a dados do negócio, podendo assim tomar decisões a respeito de mudanças, investimentos, acompanhamento da equipe de vendas, etc. 
  3. Engajamento dos colaboradores: o sistema ajuda a definir de forma exata as atividades de cada membro da empresa. Isto fará com que as metas estabelecidas sejam acompanhadas, analisadas e alcançadas.
  4. Segurança nos dados: hoje em dia se fala muito em segurança de dados e é cada vez mais importante se atentar a isso. Nos sistemas de gestão, você consegue garantir a segurança dos dados tanto para que estejam disponíveis quando necessário, quanto para proteger as informações dos clientes. Além disso, as informações do seu negócio são salvas em servidores ou em backups na nuvem, garantindo maior segurança para o seu negócio.
  5. Redução de erros: todo processo manual estará sujeito a retrabalho. Um sistema de gestão automatiza esses processos, evitando o uso de planilhas e eliminando suas burocracias (envio de e-mails para a correção de erros, comparação de dados entre diferentes setores, entre outras).

E aí, o que achou dos benefícios? Nós podemos afirmar que um bom sistema de gestão pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado. Se você ainda não tem, o que acha de implementar no seu negócio?