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Queima de estoque: por que fazer?
“O gerente enlouqueceu!” é uma das frases mais utilizadas quando se realiza ações de queima de estoque. A frase chamativa, porém, deve ser pensada com cuidado quando colocada em prática. Quer saber o por quê? Leia o conteúdo:
A queima de estoque torna-se uma boa opção para lidar com o excesso de mercadorias paradas na amostra ou no estoque da loja. No entanto, por mais simples que a ação possa parecer, não basta apenas reduzir os preços dos produtos, é fundamental planejamento.
A prática pode ser usada em datas especiais, como Black Friday e aniversário da loja, como em outros momentos do ano, sempre pensando em maneiras de estimular o giro de mercadorias. Além disso, quando bem planejada, a liquidação deve ser pensada para cativar e fidelizar o público-alvo.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo e saiba como estruturar uma campanha de queima de estoque para gerar resultados para o seu negócio.
O que significa queima de estoque?
A queima de estoque é uma ação promocional que a loja decide fazer para reduzir ou finalizar o estoque de determinados produtos. A estratégia pode ser realizada de diferentes formas, sempre priorizando o público-alvo que se pretende atingir.
Entre as estratégias promocionais mais usadas, está:
– cupons de descontos
– cupom de primeira compra na loja
– desconto progressivo
– leve 2, pague 1
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Quais as vantagens de fazer a ação promocional?
Entre as vantagens de se realizar essa ação promocional para reduzir o estoque, está o fator financeiro, pois mercadorias paradas geram prejuízo para a empresa. Outra vantagem está ligada ao tempo, visto que produtos saem de moda, envelhecem e ganham novos designs mais baratos.
Além do mais, é muito importante para a imagem do seu negócio ter sempre novidades nas prateleiras, alinhadas com as tendências do mercado e as necessidades de seus clientes.
Quando e como fazer?
Apesar de parecer que esse tipo de liquidação é mais adequado em grandes datas, como a Black Friday, ela pode ser feita sempre que a promoção for interessante para o público e para a rentabilidade do negócio.
Conforme falamos no início do texto, o planejamento é essencial. Para isso, é importante levar em conta:
– Produtos que irão fazer parte da promoção
– Expectativa de venda
– Período para início e fim da liquidação
– Margem de lucro
Após planejar essa base, lembre-se de pensar na divulgação da promoção e trace metas para os colaboradores. Eles devem estar por dentro dos produtos que participarão da ação, as condições, os descontos concedidos, as opções de negociação, as formas de pagamento e as expectativas que a loja pretende atingir.
Ainda, é importante frisar que esse tipo de campanha deve ter tempo limitado com uma data limite ou enquanto durarem os estoques. Desse modo, a liquidação não é descaracterizada.
E aí, o que achou dessas dicas de como fazer queima de estoque? Aproveite e coloque em prática na sua loja! Lembre-se que visar o lucro é sempre importante para gerar resultados positivos para a ação.