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fev

Ações de pós-venda que fazem a diferença para sua loja

Você sabia que 70% da experiência de compra de um cliente baseia-se na forma como ele é atendido? E esse atendimento vai além da finalização da compra. Descubra a importância do pós-venda para sua loja:

Após pensar em estratégias de marketing para as redes sociais, montar sua loja online e organizar o seu ponto de venda físico para ser mais atrativo, você conseguiu alcançar o seu objetivo de concretizar vendas. Porém, se engana quem pensa que o trabalho terminou. Na verdade, ele apenas iniciou. 

Para manter o relacionamento com esse cliente e torná-lo um consumidor fiel da sua marca e loja, é necessário realizar uma etapa importante, chamada de pós-venda. 

É comprovado que a maioria das vendas de uma empresa vem de clientes que já compraram uma vez e decidem comprar novamente. Normalmente, o pós-venda é um serviço subestimado e deixado em segundo plano pelos lojistas, mas, na verdade, ele é considerado um dos pilares de qualquer negócio que trabalhe com atendimento.

Mas como fazer um atendimento de pós-venda eficiente? Acompanhe nosso conteúdo e saiba ações de pós-venda que podem fazer a diferença na sua loja.

1. Mantenha contato com seu cliente

Ao concretizar uma venda de produto, sua loja acaba ficando com informações de contato do cliente, seja número de telefone ou e-mail. Essas informações são valiosas para você manter um relacionamento com ele.  

Você pode nutrir ele com informações relevantes, newsletters, ofertas, promoções ou simples mensagens em datas comemorativas. Inclusive, se você tiver essa informação, mande mensagem no dia do aniversário.

2. Dê atenção especial às reclamações

A satisfação do consumidor é muito importante para medir o atendimento da sua loja. Manter canais de comunicação abertos, facilitam a manifestação do consumidor caso surjam problemas com o produto.

Lembrando que você deve encarar as reclamações como críticas construtivas, que mostram o que está errado e o que pode melhorar na sua empresa para encurtar o caminho até o sucesso. Por isso, compreenda bem qual é o motivo da crítica e esclareça qualquer ponto que possa ter ficado confuso. 

3. Faça promessas que possa cumprir

Caso sua loja ofereça serviços específicos, como montagem ou entrega gratuita, é importante cumprir a promessa e deixá-la clara. Se alguma coisa não sair conforme prometido ao cliente, ele não irá mais comprar em sua loja e também não indicará seu negócio para ninguém.

Por isso, é indispensável manter a palavra e honrar os compromissos com seu cliente. Isso trará confiança dele com você, agregando muito valor para sua empresa.

4. Ofereça benefícios

Os benefícios aqui não se tratam apenas de promoções , mas sim de vantagens para que seu cliente se sinta especial. Estratégias de overdelivering podem ser um elemento surpresa para fidelizá-lo. Conheça mais sobre tática em um outro conteúdo que produzimos aqui.

Após conhecer esses quatro tipos de ações, ressaltamos que o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente. O importante é que esse atendimento seja realizado!

Você já utiliza alguma dessas ações de pós-venda em sua loja? Se a resposta for não, aplique uma, duas ou todas as ações de pós-venda apresentadas aqui hoje e obtenha melhores resultados, aumentando suas vendas com baixos investimentos.